Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em favor da vida: palestra de conscientização e prevenção ao suicídio mobiliza comunidade acadêmica

publicado: 25/09/2019 12h50, última modificação: 26/09/2019 17h53

Embora não exista uma “receita” para detectar seguramente quando uma pessoa está vivenciando uma crise emocional ou mesmo uma crise suicida, nem se tem algum tipo de tendência suicida, existem forma de perceber determinados  sinais evidentes em um indivíduo em sofrimento, que  devem chamar a atenção de seus familiares e amigos próximos, sobretudo se muitos desses sinais se manifestam ao mesmo tempo: este foi o foco da palestra "Setembro Amarelo: Campanha de Conscientização sobre a prevenção do suicídio", que movimenta a comunidade acadêmica nesta quarta-feira no auditório Oscar Sátyro, no Ifal Maceió.

A palestra, proferida nos três turnos e incluída na programação de 110 anos do Ifal Maceió, é conduzida pela presidente do Núcleo de Apoio à Vida de Maceió - NAVIMA e voluntária do Centro de Valorização da Vida - CVV, professora Delza Gitaí, com a participação da psicóloga do Ifal Paulete Constantino Cerqueira e interação constante com alunos e servidores do Campus, que participaram do debate e relataram experiências e opiniões relacionadas ao tema.

Delza Gitaí explica que as pessoas sob risco de suicídio costumam falar sobre morte e suicídio mais do que o comum, confessam se sentir sem esperanças, culpadas, com falta de autoestima, têm visão negativa de sua vida e futuro, costumam isolar-se, apresentam sinais de desânimo mas também podem apresentar variações de humor e comportamento. Algumas frases ditas podem servir como alerta, como mostra o quadro abaixo. (Fonte: Ministério da Saúde).

suicidio-card1.png

Para prevenir o suicídio, a atenção é o melhor "remédio": para ajudar a pessoa que demonstre sinais de fragilidade é preciso ter empatia, conversar, acompanhá-la e, se possível, encaminha-la, ou incentivar a busca, de uma ajuda profissional. Delza Gitaí revela que é preciso muita atenção pois os sinais de uma pessoas suicida podem ser muito discretos. "É preciso falar sobre isso e demonstrar atenção e parceria mesmo diante do menor sinal. A atenção nesses momentos é uma estratégia de prevenção e de valorização da vida", destaca a presidente do NAVIMA.

04_passos_2018_fb.png

SERVIÇO

No Ifal Campus Maceió, a equipe de apoio ao aluno, o Departamento de Assistência Estudantil e o Setor de Psicologia se colocam à disposição de todos os alunos que estejam passando por alguma situação delicada ou precisando de apoio.

O contato do setor de Psicologia é 2126-7138. O setor funciona de segunda à sexta-feira as 7 às 19 horas.

Também o Centro de Valorização da Vida - CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e por telefone, 24 horas todos os dias. Basta ligar no número 188.

ATENÇÃO! Pensamentos e sentimentos de querer acabar com a própria vida podem ser insuportáveis e pode ser muito difícil saber o que fazer e como superar esses sentimentos, mas existe ajuda disponível. É muito importante conversar com alguém de confiança. Não hesite em pedir ajuda, você pode precisar de alguém que te acompanhe e te auxilie a entrar em contato com os serviços de suporte.

registrado em: