Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em evento nacional, professor do Campus Piranhas apresenta memórias de prática cultural sertaneja
conteúdo

Notícias

Em evento nacional, professor do Campus Piranhas apresenta memórias de prática cultural sertaneja

publicado: 21/10/2019 20h24, última modificação: 22/10/2019 12h47

Uma prática cultural das comunidades rurais do sertão de Alagoas, conhecida como Batalhão de Lagoa, foi tema da apresentação do docente de disciplinas pedagógicas Jailson Silva na 39ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, iniciada neste domingo, 20, em Niterói - RJ, onde representou o Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Piranhas .

A prática que virou objeto de estudo do professor diz respeito ao cultivo de arroz nas lagoas formadas pelo rio São Francisco, nas épocas em que as águas eram abundantes. No evento, que é considerado o maior da área de Educação no país, o profissional expôs depoimentos e narrativas de quem testemunhou o Batalhão de Lagoa em ação. Essas memórias foram coletadas durante as ações do Programa Mobral Cultural, desenvolvidas na zona rural do município de Pão de Açúcar - AL. "O trabalho  apresentado faz parte das pesquisas de reconstrução da história da Educação de Jovens e Adultos no sertão de Alagoas", detalhou o educador.

A edição 2019 da ANPEd tem como tema "Educação Pública e Pesquisa: ataques, lutas e resistências" e encerra nesta quinta-feira, 24. A programação envolve minicursos, painéis temáticos, apresentações orais e em pôsteres, além de sessões de Grupos de Trabalhos (GT's). Titular da coordenação da Educação de Jovens e Adultos do Campus Piranhas, o professor Jailson Silva está integrando o GT específico da modalidade. 

ANPEd

registrado em: