Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em consulta pública, comunidade vota por manter Missão, Visão e Valores do Ifal

Em consulta pública, comunidade vota por manter Missão, Visão e Valores do Ifal

Decisão é parte da construção de novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)
por Jhonathan Pino publicado: 31/10/2023 13h26, última modificação: 31/10/2023 13h26

Por ampla maioria, a comunidade do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) decidiu manter a Missão, Visão e Valores da instituição. A decisão é resultado da Consulta Pública realizada pela Comissão responsável pela criação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024/2028, realizado em setembro passado.

O pleito contou com a participação 678 pessoas, entre servidores, estudantes e a comunidade externa ao Ifal e pode ser acessado de forma detalhada no relatório publicado pela Comissão Central da PDI.WhatsApp Image 2023-10-27 at 16.56.05.jpeg

“Já consolidamos a Missão, Visão e Valores de nossa instituição, com ajuda da comunidade através de consulta pública. Nas sete oficinas realizadas com a participação das 16 comissões locais de cada campus, foi possível levantar no cenário externo ao Ifal tudo que se apresenta como Oportunidade e ameaças para os próximos cinco anos. E olhando para dentro do Ifal, foram identificadas as principais forças e fraquezas de nossa instituição, tudo aquilo que nos ajuda e que nos atrapalha na realização dos nossos objetivos estratégicos”, pontuou o diretor de Planejamento Institucional, Fábio Ribeiro.

O gestor pontuou que serão realizadas reuniões da comissão central, nos dias 14 e 21 de novembro, para a construção do planejamento estratégico do Ifal.

“Estamos consolidando toda essas contribuições na comissão central. Precisamos identificar entre todas as indicadas quais as que nesse momento são as mais importantes para podermos planejar como aproveitar nossas principais forças e oportunidades e como reduzir o impacto das nossa fraquezas e ameaças. Em paralelo a tudo isso, as comissões locais nos campi estão planejando a oferta de novos cursos e vagas. Para isso, foi criado um guia de orientações de como preencher a planilha eletrônica que vai apresentar as demandas de cada campus. As comissões locais, junto com a direção geral de cada campus têm até 20 de dezembro para concluir essa etapa”, detalha Ribeiro.

A expectativa é que o trabalho das comissões temáticas, responsáveis pela revisão do texto e atualização do PDI, seja concluído até final de janeiro de 2024.WhatsApp Image 2023-10-27 at 16.56.26.jpeg

“Uma vez definidos os direcionadores (Missão, Visão, Valores, e principais forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, a próxima etapa é definir quais serão os objetivos estratégicos de nossa instituição para os próximos cinco anos. Depois as metas e indicadores que nos ajudarão a medir como realizaremos esses objetivos e faremos isso a cada ano. Depois de tudo isso, definido passamos a construção do documento propriamente dito, que tem previsão para término meados de fevereiro do próximo ano, pois em março nossa instituição passará por um processo de recredenciamento para nossa oferta de cursos da educação à distância. Esse é o cronograma previsto que certamente conseguiremos alcançar com a ajuda de todos”, enfatizou. Ribeiro.

Confira aqui o relatório!