Notícias
Eleição vai definir nova composição da Comissão Própria de Avaliação do Ifal
O processo de melhoria da qualidade da educação superior do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) passa pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), que está iniciando um processo de eleição para a mudança de composição. A partir do próximo ano, a CPA terá novos integrantes, entre eles estudantes, técnicos-administrativos e docentes da instituição, que podem participar do processo eleitoral.
De acordo com o edital de convocação da eleição da CPA, as inscrições para os candidatos a integrar a nova composição da comissão começam nesta terça-feira, 22, e vão até o dia 4 de novembro. É necessário que os servidores que queiram participar estejam em efetivo exercício no Ifal e que os discentes estejam regularmente matriculados. No dia 7 de novembro, deve ser publicada a lista dos candidatos homologados e a campanha eleitoral está prevista para ocorrer entre o dia 8 e 15 de novembro. Os novos integrantes da CPA serão eleitos nos dias 18 e 19 de novembro, por meio de votação on-line com a participação de professores, técnicos e estudantes do Ifal.
A CPA é composta por três representantes docentes e outros três suplentes; três representantes técnicos-administrativos e três suplentes; três representantes discentes e três suplentes; e três representantes da sociedade civil, que são indicados pelo Conselho Superior do Ifal, o Consup.
Confira o edital e participe da eleição da CPA!
O que faz a CPA
De acordo com o art. 11 da Lei nº 10.861/2004 e com a Portaria Ministerial n° 2.051/2004, cada instituição de ensino superior, pública ou privada, precisa ter sua Comissão Própria de Avaliação para conduzir processos de avaliação internos, além de prestar informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep.
A CPA é um órgão colegiado de natureza consultiva, deliberativa e normativa, no âmbito dos aspectos avaliativos acadêmicos e administrativos. Ela integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e possui caráter autônomo.