Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Eleição no Ifal para reitor e diretor-geral mobiliza mais de 20 mil eleitores

Eleição no Ifal para reitor e diretor-geral mobiliza mais de 20 mil eleitores

publicado: 28/11/2018 16h14, última modificação: 28/11/2018 18h03
Exibir carrossel de imagens Por ordem alfabética, Carlos Guedes, Dácio Camerino, Givaldo Oliveira e Marília Góis

A democracia está em festa no Instituto Federal de Alagoas nesta quarta-feira (28). É dia de a comunidade, formada por professores, servidores técnicos administrativos e estudantes, escolher, em primeiro turno, seus novos titulares nos cargos reitor e de diretor-geral dos campi Arapiraca, Batalha, Coruripe, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Satuba e Viçosa. Havendo segundo turno, o processo eleitoral tem sequência no período de 29 de novembro a 11 de dezembro deste ano e a votação está marcada para o dia 12 do mês de dezembro deste ano.

A votação ocorre de forma tranquila em todas as unidades de ensino e mobiliza mais de 20 mil alunos, mais de 800 técnicos administrativos pouco mais de mil professores o que totaliza, aproximadamente 24 mil pessoas entre alunos e servidores.

O pleito eleitoral teve início às 9h desta manhã e se trata da terceira votação para reitor desde 2008 quando foi implantada a rede de institutos federais em todo o país. A primeira ocorreu em 2010 e a segunda em 2014, ambas sendo vencida pelo atual titular do Ifal, professor Sérgio Teixeira.

Desta vez, concorrem ao cargo de reitor quatro candidatos que são, por ordem alfabética, Carlos Guedes (atual pró-reitor de Desenvolvimento Institucional), Dácio Camerino (atual diretor-geral do Campus Maragogi), Givaldo Oliveira (professor do Campus Maceió) e Marília Góis (diretora-geral do Campus Marechal Deodoro).

A campanha eleitoral teve início no dia 10 deste mês e se encerrou na terça-feira (27). Nesse período, os candidatos percorreram as unidades de ensino em busca de votos dos eleitores. No dia de hoje, cada um deles esteve em seu campus de lotação para votar.

O processo eleitoral segue até às 17h nos seguintes locais: Reitoria e os seguintes Campi: Maragogi, Murici, Rio Largo, Santana do Ipanema, Viçosa e nos Polos da EaD situados em cidades em que não haja Campus do IFAL, compreendendo: São José da Laje-AL, Mata de São João-BA, Vitória da Conquista-BA, Ilhéus-BA. E até às 20h nos campi de Arapiraca, Batalha, Benedito Bentes, Coruripe, Maceió, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, São Miguel dos Campos e Satuba, conforme prevê o regulamento.

Os mandatos de reitor e de diretor-geral serão de 4 (quatro) anos com vigência no quadriênio de 2019/2023.O próximo titular do Ifal deverá tomar posse em abril de 2019.

com colaboração dos (as) jornalistas:

Bartolomeu Honorato (Maragogi)

Monique de Sá (Palmeira dos Índios)

Elaine Rodrigues (Arapiraca)

Acássia Deliê (Marechal Deodoro)

Jhonathan Pino (Reitoria)