Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Edital de afastamento para qualificação de servidores será lançado nesta sexta, 13
conteúdo

Notícias

Edital de afastamento para qualificação de servidores será lançado nesta sexta, 13

Inscrições estarão abertas de 13 de dezembro a 6 de janeiro

publicado: 12/12/2019 09h12, última modificação: 13/12/2019 11h54

Nesta sexta-feira, 13, será lançado o edital nº 16/PRPPI/Ifal, que vai regular o afastamento integral de servidores do Instituto Federal de Alagoas - Ifal para qualificação em pós-graduações no país e no exterior. As inscrições no processo seletivo começam no mesmo dia e seguem até 6 de janeiro. O edital oferta 62 para docentes e 108 para técnicos administrativos, distribuídas entre os campi e a Reitoria e entre os níveis de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Um dos destaques do certame é a possibilidade de concorrer mesmo quando não há vaga estabelecida para a unidade de lotação ou nível de interesse do candidato, pois existe a possibilidade de remanejamento entre os níveis e campi. "Mesmo sem previsão de vagas no nível e no campus de lotação, o servidor poderá ser afastado utilizando uma vaga remanescente de outra unidade, conforme sua classificação no cadastro de reserva", explica o coordenador de Qualificação Acadêmica Lucas de Melo Silva.

A Diretoria de Gestão de Pessoas do Ifal realizou consulta pública, no mês de setembro, para levantamento de necessidades de qualificação do quadro funcional. De acordo com p-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da instituição, Eunice Palmeira, a distribuição de vagas do edital de afastamento partiu desse diagnóstico e do quantitativo de servidores já afastados.

Todas as regras do processo seletivo em questão atendem às exigências do Decreto nº 9.991, de 29 de agosto de 2019, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e estão em consonância com as resoluções nº 39/CS/2019, de 02 de dezembro de 2019, e nº 40/CS/2019, de 05 de dezembro de 2019, ambas aprovadas pelo Conselho Superior do Ifal. 

Critérios de seleção - Entre os requisitos para conseguir o afastamento, o servidor precisa ter sido aceito, como aluno regular, em um programa de pós-graduação stricto sensu ou de pós-doutorado no país ou no exterior, onde o horário, o local ou as atividades desenvolvidas no curso inviabilizem o cumprimento de sua jornada semanal de trabalho. Além disso, o projeto de pesquisa a ser desenvolvido no período deverá estar alinhado à área de atuação do candidato na instituição.

Quando o número de concorrentes for superior ao de vagas, serão analisados, como critérios de pontuação, o tempo necessário para conclusão do curso, o tempo de efetivo exercício no quadro permanente do Ifal, a aprovação em curso ofertado fora do estado de Alagoas e a pontuação na última avaliação de desempenho. 

A divulgação do resultado preliminar do processo seletivo está prevista para o dia 10 de janeiro. Serão disponibilizadas duas classificações, sendo uma por unidade ou campus de lotação e a classificação geral, para cadastro de reserva e análise de possível remanejamento das vagas remanescentes entre os campi.

É possível conferir os requisitos, critérios de pontuação e documentação necessária para concorrer ao afastamento nas resoluções nº 39 e 40 do Conselho Superior do Ifal. Acesse aqui.

registrado em: ,