Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Edital de Inovação: empresas assinam termos para desenvolver projetos com o Ifal

Cinco empresas vão trabalhar em processos inovadores com o auxílio de pesquisadores da instituição

por Elaine Rodrigues publicado: 09/01/2020 12h27, última modificação: 10/01/2020 10h24
Exibir carrossel de imagens Assinatura dos Termos de Execução de Projetos de Inovação

Assinatura dos Termos de Execução de Projetos de Inovação

Nos próximos meses, cinco projetos inovadores começam a ser desenvolvidos em uma parceria do Instituto Federal de Alagoas com empresas do estado. Essa ação é pioneira na instituição e foi proposta pelo Edital de Inovação lançado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

Cerimônia de assinatura dos termosNessa quarta-feira, 8, os Termos de Execução de Projetos de Inovação foram assinados pelo reitor Carlos Guedes, pelas empresas e pelo vice-presidente da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa, a Fundepes, Jorge Brito. “É um dia de muita alegria. O Ifal é uma referência no estado e a gente precisa se aproximar mais das empresas. Esse diálogo com o setor produtivo, a busca de soluções em conjunto é importante para darmos um salto de qualidade nas nossas ações”, afirmou o reitor.

Vão ser desenvolvidos os seguintes projetos:

- Obtenção e caracterização de microcápsulas contendo extrato de própolis marrom da região de União dos Palmares;

- Reaproveitamento de resíduos de uma agroindústria a partir de compostagem para nutrição de plantas;

- Modelo de Viabilidade de Projeto de um sofá inteligente;

- Aplicativo do Baixo São Francisco;

- Marcenaria Laboratório: jornada para a indústria 4.0 em pequenos negócios.

Cerimônia de assinatura dos termosNo Edital de Inovação as empresas apresentaram as demandas, os pesquisadores propuseram soluções inovadoras e os projetos vão ser financiados pelo Ifal, com a gerência da Fundepes.

Foi um trajeto longo e árduo para chegarmos aqui, mas é um grande ganho ter esse resultado, fechar esse ciclo. E essa aproximação representa um passo mais firme e avançado em direção às empresas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação”, disse a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira.

É importante não só esse momento, mas a certeza de que trabalhos vão sair da academia para passar para a sociedade. É um papel fundamental para a Educação como um todo. Esperamos que o nosso projeto, assim como os demais, sejam no final bem apresentados e sejam sucesso como um todo, vamos trabalhar juntos para chegar no nosso objetivo”, concluiu o pesquisador Edison Camilo.

Participaram também do momento de assinatura dos Termos de Execução de Projetos de Inovação a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica, Danielle Clara Santana, a chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação, Sheyla Coelho, o analista de propriedade intelectual e transferência de tecnologia, João Paulo Sorgato, e a diretora financeira da Fundepes, Taciana Melo dos Santos.

registrado em: