Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ead do Ifal inova com aulas em webconferência
conteúdo

Notícias

Ead do Ifal inova com aulas em webconferência

Projeto piloto inicia com o programa Prófuncionário pelo e-Tec

por Zoroastro Neto publicado: 21/05/2016 11h15, última modificação: 24/05/2016 09h32

A manhã deste sábado (21) foi singular para mais de duzentos estudantes do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) nos polos Cajueiro, Palmeira dos Índios, Maceió e Santana do Ipanema, através do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec), com a primeira aula em webconferência para os cursos de Alimentação escolar, Infraestrutura escolar e Secretaria escolar.

O professor João Aureliano, da disciplina Educação, Sociedade e Trabalho, abordou a temática sociológica da educação pelo viés da categoria do Trabalho, correlacionando o processo de transformações muito rápidas com a revolução tecnológica nos dias atuais.

Para a diretora da educação a distância do Ifal, Ana Cristina Cavalcante, "a experiência proporcionou um avanço na formação dos servidores públicos dos municípios e do estado que estão no nosso programa, porque a partir de agora estamos efetivamente utilizando mais um recurso tecnológico e a expertise do Instituto para dialogar com os estudantes, ampliando as possibilidades de construção de saberes na área da educação", destacou na abertura da atividade.

A webconferência ficou sediada no prédio da Diread, em Maceió, e proporcionou uma interação entre o professor e os estudantes, que foram acompanhados pelos tutores presenciais e pelos coordenadores dos polos, através de slaides e vídeos ilustrativos. Teve, ainda, um momento de tira-dúvidas, onde os estudantes enviaram suas perguntas pela plataforma e o professor esclareceu no ambiente, possibilitando que todos pudessem ter acesso ao conteúdo.

"O projeto de webconferência na Diread do Ifal contempla um dos objetivos estratégicos do PDI e permite um novo posicionamento da educação a distância no estado de Alagoas agregando novos conhecimentos aos profissionais que estão em formação continuada através do Profuncionário, além de motivar e viabilizar uma maior integração entre os estudantes dos cursos", destacou Luiz Henrique de Gouvêa Lemos, pró-reitor de Ensino da instituição.

Acompanharam a primeira experiência, o coordenador adjunto do e-Tec, Manoel Santos da Silva, a coordenadora de TI da Diread, Solange Fagá, e Gisela Conti, como apoio técnico.

registrado em: ,