Você está aqui: Página Inicial > Notícias > E-book apresenta portfólio de projetos estratégicos do Ifal

E-book apresenta portfólio de projetos estratégicos do Ifal

Periódico é mais um recurso para a transparência do PDI do instituto

publicado: 11/06/2021 17h18, última modificação: 11/06/2021 17h18

O diretor de Planejamento Institucional, Altemir Secco, apresentou ao Colégio de Dirigentes, nesta quinta-feira (10), o e-book Planejamento estratégico do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), para o quadriênio (2020-2023). O recurso apresenta a fundamentação, a metodologia de monitoramento, a estrutura de governança e o portfólio com o andamento dos 13 projetos estratégicos definidos pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), até o final de 2021.

Secco explica que o Planejamento Estratégico é uma metodologia que visa transformar em ações os pressupostos e fundamentos contidos no PDI do Ifal. Ele foi produzido como auxílio de uma empresa de consultoria, a Steinbeis-Sibe, que, a partir de março de 2020, promoveu o Curso de Formação de Gestores e realizou o Aprimoramento do Planejamento Estratégico Institucional.

Segundo o dirigente, tais ações irão auxiliar na consecução dos objetivos estratégicos, porque elas ajudam a construir uma percepção global de iniciativas institucionais, que antes eram tomadas de forma isolada.

“O PDI contém uma proposta de 219 atividades, chamadas iniciativas. Até 2020, o Ifal utilizava a metodologia de alinhamento das iniciativas, por área específica, e sua vinculação individual a determinado objetivo estratégico. A partir do trabalho com a consultoria, o Ifal adotará, além das iniciativas por objetivo estratégico, outra metodologia: os projetos estratégicos. Estes são igualmente "ações ou atividades" e diferem das iniciativas isoladas, porque englobam temas gerais, que se identificam com mais de um objetivo estratégico, e que possuem produtos ou entregas resultantes”.

Colégio de Dirigentes teve acesso ao novo documento de planejamento institucional do Ifal.jpeg

Para o reitor Carlos Guedes, a consultoria e a entrega do e-book somaram-se para a consolidação do planejamento institucional do Ifal. "Esse e-book é resultado do planejamento estratégico da nossa instituição, cujo trabalho se iniciou em março de 2020, antes do distanciamento social, mas que em nenhum momento teve suas atividades suspensas, pois a nossa prioridade é o cumprimento de todas as ações previstas em nosso Plano de Desenvolvimento Institucional”, pontuou.

É por meio do levantamento de indicadores quantificáveis, atrelados a cada objetivo estratégico, que  o sucesso do PDI é avaliado pela comunidade acadêmica. Confira abaixo os 13 projetos estratégicos estabelecidos pelo documento.

PROJETO ESTRATÉGICO

ÁREA RESPONSÁVEL

GESTÃO DO PROJETO

Institucionalização da Educação à Distância