Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DTI migra email do Zimbra para o Gmail
conteúdo

Notícias

DTI migra email do Zimbra para o Gmail

Migração ocorrerá gradativamente a partir de 10 de fevereiro

por Zoroastro Neto publicado: 26/01/2018 09h00, última modificação: 26/01/2018 09h06

A Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prdi), através da Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), iniciou o processo de migração do email do Zimbra para o Gmail ampliando a capacidade de armazenamento e a segurança das informações através do uso da ferramenta de spam. Além da preservação da reputação do nosso email, evitando o bloqueio de recebimento de mensagens do email institucional por outros provedores, como: hotmail, yahoo, demais órgãos do governo, entre outros.

Outros benefícios são: o serviço do Gmail que fica disponível 24 horas por dia 7 dias por semana, sem interrupções; e, a possibilidade de disponibilização de conta de e-mail institucional para os discentes.

Para Fernando Corado, diretor de tecnologia do Ifal, "esse novo email terá capacidade ilimitada de armazenamento e resolve os problemas de não recebimento de email devido a 'caixa cheia'. Os servidores podem ficar tranquilos quanto ao processo de migração. Todas as informações serão mantidas em local seguro e os dados, criptografados. Até mesmo a caixa de entrada dos e-mails se tornará menos suscetível a vírus e spams, se comparada a outros serviços".

Como se dará a migração?

  • A migração para o serviço do Gmail ocorrerá de forma automática;

  • O seu email permanecerá o mesmo, bastando apenas que o servidor realize a atualização cadastral através dos sistemas SIG, confirme a leitura da política de uso do email institucional do Ifal, informe seu email institucional (já existente) e o seu pessoal;

  • A nova senha será encaminhada para o seu email pessoal em até 48 horas, devendo ser alterada no primeiro acesso;

  • As mensagens antigas, que encontram-se nos servidores do Ifal, serão migradas para os servidores do Gmail automaticamente, porém esta migração, devido ao grande número de arquivos, poderá ser finalizada em até 05 (cinco) dias.

Quaisquer problemas encontrados, deverão ser informados através do email: migracao.email@ifal.edu.br

registrado em: