Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DTI esclarece sobre conexão limitada da internet no campus Maceió

DTI esclarece sobre conexão limitada da internet no campus Maceió

publicado: 19/08/2015 18h50, última modificação: 19/08/2015 18h57

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) informa que, desde segunda-feira, 17, o campus Maceió está com acesso limitado à internet devido ao rompimento de parte da fibra ótica da Rede Alagoana de Alta Velocidade (Raave).

O rompimento ocorreu devido à ação de meliantes para furtar cabos de fibra ótica e de cobre na ladeira Geraldo Melo, próximo ao campus. “A empresa de manutenção já encaminhou o orçamento para a Ufal e em 48 horas o serviço de reparo será realizado, retornando, assim, a conexão da Rede”, informou Fernando Carneiro, diretor de tecnologia da informação do Ifal.

Carneiro ainda esclarece que toda a conexão do campus está sendo feita por um link próprio via rádio. E, “como essa conexão é de apenas 6 Mbps, bem inferior a velocidade da Raave que é de 1 Gbps, a experiência do usuário dentro do campus com a internet, neste cenário, fica bastante comprometida”, complementa.

A Raave ou Redecomep, é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), cujo modelo de consórcio foi implementando nas instituições de pesquisa e educação superior que visa assegurar inovação, qualidade e autossustentação. Em Alagoas, a Rede é formada pelos parceiros: Ifal, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e a Eletrobrás Alagoas.

registrado em: , ,