Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docentes e discentes do Ifal participaram do 14º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada
conteúdo

Notícias

Docentes e discentes do Ifal participaram do 14º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada

Presença do Ifal esteve em atividades como coordenação geral, mediação, apresentação de trabalho, coordenação de simpósio e lançamento de livros
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 30/07/2025 16h16, última modificação: 30/07/2025 16h32

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), por meio de uma comitiva de servidoras/es e discentes, participam do 14º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, promovido pela Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB), entre 14 e 18 de julho, na Universidade Federal de Sergipe.

A participação do Ifal, com o apoio institucional e a participação de discentes e docentes no referido evento que é considerado o maior da área na América Latina. Com tema “Linguagens, territórios e corpos em movimento”, o Congresso teve como objetivo visibilizar diferentes agenciamentos de linguagens, em articulação com corpos e territórios, que constituem modos contemporâneos de sobrevivência, resistência e reexistência ao colonialismo, às colonialidades, às desigualdades sociais, às injustiças epistêmicas e às violências de diversas ordens. 

De acordo com Danillo Silva, professor do Campus Arapiraca, coordenador de Pós-Graduação do Ifal e um dos organizadores do  14º CBLA, a participação do Ifal é histórica e sinaliza a consolidação da nossa instituição na formação de professores/as e pesquisadores/as no campo da Linguística Aplicada. 

“Na condição de Coordenador de Pós-Graduação do Ifal e de Diretor da ALAB, poder organizar um evento dessa magnitude, ratifica tanto o papel da Rede Federal na oferta de pós-graduação em nosso estado, região e país, quanto a produtividade em pesquisa da área de Linguística, Letras e Artes em nossa instituição”, destacou.

A discente Maria Jussara da Silva, da Especialização em Linguagens e Práticas Sociais, no campus Arapiraca, considerou que a sua participação no 14º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (CBLA) representou um passo significativo na sua trajetória enquanto pesquisadora e educadora negra. 

“O evento proporcionou não apenas um território de escuta e diálogo, mas também um fortalecimento das epistemologias que reivindicam a presença e a voz de sujeitos historicamente marginalizados. Estar entre pesquisadoras e pesquisadores comprometidos com uma LA engajada e transformadora reafirmou meu compromisso com uma educação antirracista e com a produção de conhecimento que reconhece a pluralidade das experiências sociais, especialmente as vividas por mulheres negras na educação e na pesquisa acadêmica. E essa experiência certamente contribuirá para os meus próximos passos na pós-graduação”, afirmou.

O sentimento de experienciar troca de experiências e os encontros e reencontros também é partilhado pelo docente do campus Viçosa e chefe de gabinete da Reitoria, Zoroastro Pereira de A. Neto. “ O incentivo à participação de docentes em eventos é uma das ações do PDI em vigência e a experiência do evento CBLA 2025 foi singular e plural para todas/os que por lá beberam dos conhecimentos e da água de São Cristovão-SE. A socialização das pesquisas, das manifestações culturais, do calor humano pós período pandêmico da covid-19 reafirmou o modus operandi da Linguagem Aplicada como arquétipo da nossa caminhada no (e pelo) mundo”, comentou.

A participação do Ifal foi registrada em momentos da programação, seja como mediação, apresentação de trabalho, coordenação de simpósio e lançamento de livros. Destacamos as apresentação de trabalhos, onde o Ifal teve 14 trabalhos apresentados e as/os pesquisadoras/es puderam socializar os resultados das pesquisas.