Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docentes do Ifal vencem prêmio de empreendedorismo do Sebrae
conteúdo

Notícias

Docentes do Ifal vencem prêmio de empreendedorismo do Sebrae

Instituição dominou categoria de Educação Profissional
por Adriana Thiara publicado: 17/05/2024 10h28, última modificação: 17/05/2024 10h30

 “Qualilibras”, “Documentário e Patrimônio” e “Utilizarão de QR Code na disciplina de Automotiva” foram as iniciativas vencedoras, nesta ordem, na categoria Educação Profissional do Prêmio Professor Empreendedor, promovido pelo Sebrae e entregue nesta quarta-feira, 15 de maio.

Com os três lugares no pódio, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) garantiu o reconhecimento para as professoras Elisangela Costa Santos (1° lugar), Marina Milito (2° lugar) e o professor Eduardo Viana (3° lugar), dos campi Penedo, São Miguel dos Campos e Maceió, respectivamente, que estiveram à frente das iniciativas.

Para Silvia Chamusca, gerente da Unidade de Educação do Sebrae Alagoas e organizadora do Prêmio, ver as iniciativas do Ifal como finalistas demonstra o resultado do esforço e da dedicação das/os professores em seus projetos, além da consolidação da parceria entre as instituições.  

Segundo Vinicius Lages, superintendente do Sebrae, uma das prioridades do órgão é a educação transformadora. "Temos uma nação empreendedora. O mundo demanda por um processo de atenção permanente para vida. Por isso, o Sebrae aposta na educação empreendedora como transformadora da educação, para pensar o mundo de maneira criativa".

O reitor do Ifal, Carlos Guedes de Lacerda,  destaca que as iniciativas apresentadas têm relação com os desafios do território ou da comunidade escolar e seguem a palavra de ordem: a transformação.

"O Ifal também é esse responsável por contribuir com a transformação na vida das pessoas por meio de iniciativas de inovação e empreendedorismo e o Ifal faz a diferença na vida dos estudantes por meio das/os professoras/es", destacou o reitor.

Alagoas na Premiação

A cerimônia de entrega do Prêmio Educador Transformador tem como finalidade celebrar os educadores destacados. A ideia é a construção de um ambiente interativo e participativo, onde os professores se sintam inspirados e motivados a continuar desenvolvendo projetos inovadores. Além disso, busca-se promoção de um espaço de articulação e relacionamento entre o Sebrae e os educadores, estimulando a colaboração, a troca de experiências e o engajamento ativo dos participantes, com fomentado de um ambiente favorável para a continuidade do projeto "Educação que Transforma", especialmente no que se refere ao prêmio "Educador Transformador".Reitor Carlos Guedes esteve com a gestão do Ifal no reconhecimento dos professores pelo Prêmio do Sebrae.jpg

Para o Sebrae, o evento se apresenta como uma oportunidade estratégica de fortalecer sua atuação no campo da educação empreendedora. Ao promover e apoiar iniciativas que valorizam práticas disruptivas desde cedo, o Sebrae contribui para a formação de uma geração de jovens mais preparados para fomentar o desenvolvimento socioeconômico do país. O prêmio ainda reforça o compromisso do Sebrae com a inovação na educação, consolidando sua posição como referência no apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento econômico e social. 

Nessa edição, tivemos seis categorias e na etapa estadual de Alagoas contamos com cinco vencedores. O estado apresentou projetos em todas as categorias do Prêmio, com exceção da Educação Infantil. Alguns deles se destacaram entre os 100 primeiros colocados, evidenciando a excelência dos educadores na região. 

Prêmio Educador Transformador

Resultado da parceria entre o Sebrae, o Bett Brasil e o Instituto Significare, O Prêmio Educador Transformador visa valorizar e divulgar projetos e educadores transformadores em todo o país. 

Ao reconhecer e premiar os educadores que se destacam nessa área, o prêmio inspira outros profissionais a seguirem o mesmo caminho, contribuindo para a melhoria contínua da qualidade da educação em todo o país. Tais profissionais são inspirados a disseminar iniciativas que vão além do ensino tradicional, incentivando a criatividade, o protagonismo dos alunos e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras essenciais para o sucesso pessoal e profissional.