Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docentes do Ifal têm até 7/8 para contribuir com proposta de Mestrado em Alimentos e Sociedade

publicado: 28/07/2017 12h09, última modificação: 28/07/2017 12h11

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Alagoas - Ifal abriu chamada pública para docentes da instituição interessados em contribuir com a proposta do Mestrado Profissional em Alimentos e Sociedade, a ser encaminhada para a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), por iniciativa do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação dos Institutos Federais.

As sugestões deverão ser enviadas até 7 de agosto, através do formulário disponível neste link. A iniciativa pretende identificar a viabilidade dos IF's apresentarem a proposta de Mestrado em Rede em Alimentos e Sociedade, na área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia.

Para se candidatar como polo, cada IF precisa possuir um grupo de profissionais doutores com proporção aproximada de no máximo 40% de profissionais das Agrárias, Biológicas e Química; e no mínimo 60% da área de Humanas. Esses profissionais deverão ter produção intelectual com Qualis na área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia superior ou equivalente a A1, a partir de 2013, além de ter orientado iniciação científica ou trabalho de conclusão de curso e comprovar capacidade de captação de recursos por meio da aprovação de projetos de pesquisa em agências de fomento. É necessário ao menos cinco servidores com o perfil descrito para consolidar a candidatura da instituição.

O Mestrado Profissional em Alimentos e Sociedade terá linhas de pesquisa envolvendo, desde a história de produção de alimentos, cultura, etnobotânica, até sistemas de produção sustentável de alimentos de origem animal e vegetal, bem como indústria de alimentos, com abordagens em logística, sustentabilidade ambiental e econômica e comunicação com a sociedade. A depender do perfil docente, poderá ser acrescentada a linha de pesquisa em planejamento urbano.

Mais informações sobre a referida área de avaliação podem ser acessadas AQUI.

registrado em: