Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docentes do Ifal coordenam atividades em Congresso Nacional de Educação

Docentes do Ifal coordenam atividades em Congresso Nacional de Educação

Mestrandos também apresentaram pesquisas desenvolvidas no ProfEPT

publicado: 29/10/2019 18h50, última modificação: 31/10/2019 12h44

Professores e docentes do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), da turma ofertada pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), participaram 4º Congresso Nacional de Educação (Conedu), um dos maiores congressos na área de Educação do país, realizado entre os dias 24 a 26 de outubro de 2019, no Centro de Eventos de Fortaleza, Ceará. Os cinco representantes do Ifal atuaram como palestrantes, coordenadores e apresentaram o andamento de suas pesquisas, na pós-graduação.

No dia 25, a professora do programa, Géssika Carvalho integrou a mesa-redonda "Educação Profissional e Tecnológica: Desafios na atualidade", como palestrante. Lá, a docente, levou suas experiências como coordenadora de Pesquisa do Campus Murici, para abordar temas relacionados à reestruturação dos cursos médio integrados ao técnico, com enfoque sobre a dificuldade de compreender a identidade dos Institutos Federais, o currículo integrado e o Programa mais recente anunciado pelo governo federal, "Novos Caminhos".

Géssika ainda coordenou o Grupo de Trabalho “Educação Profissional e Tecnológica” juntamente com o professor do Campus Maceió, Ricardo Jorge Cavalcanti.A docente do Campus Murici, Géssika Carvalho abordou os desafios educação profissional e tecnológica.jpeg

Também integrantes do ProfEPT, a docente do Campus Marechal Deodoro, Maria do Socorro Ferreira, além das mestrandas Andressa Rodrigues Moraes e Kelly Medeiros Barbosa, apresentaram as investigações desenvolvidas no âmbito do mestrado.

Outros trabalhos desenvolvidos no curso de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica, ofertada pelo Ifal, entre março de 2017 e dezembro de 2018, completaram a lista de participações do Ifal.

“Reflexões sobre a identidade do professor EBTT: a prática pedagógica de construção coletiva do produto educacional glossário de termos técnicos”, foi desenvolvida por Ricardo e Rossana Gaia, docente do Campus Maceió. "Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: a realidade do Campus Santana do Ipanema – AL”, foi de coautoria de Maria do Socorro e Vitória Régia, da Unidade de Santana do Ipanema.

Coordenador do ProfEPT em Alagoas e coordenador representante da Região Nordeste, no Comitê Gestor Nacional, Ricardo Jorge comentou que a atividade de discussão sobre educação tecnológica e profissional no evento foi proposta pelos docentes do Ifal.

“Ter um espaço de discussão exclusivamente voltado à EPT no Conedu possibilitou não somente dialogar com outros sujeitos sobre pesquisas no âmbito dos IF e também de outras instituições que ofertam a EPT no Brasil, mas também reconhecer a importância dessa abertura ao Conedu 2020, que ocorrerá em Maceió”.

registrado em: ,