Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente do Ifal integra projeto em rede sobre memórias da pandemia; saiba como participar

Iniciativa pretende criar uma "cápsula do tempo" com relatos do momento pandêmico

por Roberta Rocha publicado: 31/07/2020 08h13, última modificação: 31/07/2020 09h54

Um projeto de extensão em rede, articulado pela Universidade Federal de Goiás, está coletando relatos da população brasileira sobre os reflexos da pandemia do coronavírus no cotidiano, para produção de uma "cápsula do tempo" acerca desse momento.

O docente Jailson Costa, do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Piranhas, foi convidado a atuar como colaborador na execução da proposta e, neste mês de julho, passou a integrar a equipe do "Arquipélago de memórias: pandemia e vida cotidiana de professores/profissionais da educação, estudantes e pais/mães de alunos (famílias)", título da iniciativa.

Toda a comunidade acadêmica do Ifal pode dar sua contribuição, em forma de relato oral, na página do projeto. Os voluntários devem enviar depoimentos focados em como a pandemia de Covid-19 está impactando o seu dia a dia e sua relação com a Educação.

O acervo digital criado a partir das memórias dos participantes vai compor uma cartografia da educação escolar, do trabalho docente e suas interligações com a vida cotidiana nos tempos de pandemia. O objetivo, de acordo com a documentação oficial do projeto, é deixar um legado da experiência atual para as próximas gerações e subsidiar reflexões futuras sobre essa época histórica, por meio de amostras representativas das memórias da pandemia dos mais distintos lugares do país.

Para articular tudo isso, o projeto Arquipélago de Memórias reúne profissionais de instituições goianas e de diversas unidades federativas brasileiras. De Alagoas, além do docente do Ifal, participam integrantes da Universidade Federal de Alagoas.

A expectativa do professor Jailson Costa é que os relatos coletados revelem como a comunidade acadêmica está pensando a nova rotina imposta pela pandemia e os desdobramentos dela decorrentes, tais como isolamento social, a reconfiguração da vida doméstica, da vida laboral, da vida privada, do entretenimento, do consumo e da educação escolar, com a adoção do ensino remoto, entre outros aspectos.

Participe do projeto Arquipélago de Memórias!