Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente do Campus Satuba integra Colóquio realizado pela Universidade Federal do Ceará

Vanúsia Amorim inicia ciclo de diálogos a serem realizados até dezembro

por Jhonathan Pino publicado: 14/10/2021 10h17, última modificação: 14/10/2021 10h17

No próximo dia 19, a professora do Campus Satuba, Vanúsia Amorim, será uma das palestrantes convidadas para o “Colóquio sobre residualidade literária e cultural: diálogos possíveis”, organizado pelo Grupo de Estudos de Residualidade Literária e Cultural (Gerlic), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na ocasião, a docente irá abordar a Literatura e Ditadura no Brasil: a violência institucional na obra de Antônio Torres, em um evento transmitido pelo Youtube, a partir das 18h.

O trabalho é um recorte da pesquisa que a docente realiza para o seu doutoramento em Estudos Literários, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “Na oportunidade abordarei o modo como formas de violência reais são configuradas pela ficção, possibilitando reflexões sobre o modus operandi de regimes autoritários”, antecipa Vanúsia.

Além da representante do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a atividade do dia 19 irá contar com a professora da Universidade do Amazonas (Ufam), Cássia Nascimento, abordando o tema: “De “Silêncio e palavra” a “De uma vez por todas”: resíduos insubmissos na poesia de Thiago de Mello.

O Colóquio reúne pesquisadores para a realização de diálogos intertemporais sobre as representações clássicas, modernas e contemporâneas na literatura, a partir da Teoria da Residualidade Literária e Cultural. Os encontros acontecem entre outubro e dezembro deste ano, sempre nas terças-feiras às 18h, sempre com transmissão on-line, via YouTube.

Os participantes obterão o certificado de participação mediante inscrição. Ela é gratuita e realizada por meio da página do evento.