Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Doce de leite com sementes de abóbora: Ifal apresenta alimentos funcionais na Bienal
conteúdo

Notícias

Doce de leite com sementes de abóbora: Ifal apresenta alimentos funcionais na Bienal

Núcleo Natta, do Campus Satuba, apresenta receitas que unem tradição e bioinsumos, valorizando a agricultura familiar
por Elaine Rodrigues publicado: 05/11/2025 18h36, última modificação: 05/11/2025 19h44

O tradicional doce de leite ganhou um toque funcional e inovador no Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O produto, que agora leva sementes de abóbora, foi desenvolvido pelo Núcleo de Ações, Estudos e Pesquisa em Tecnologias e Tradições de Alimentos (Natta), do Campus Satuba, e apresentado nesta quarta-feira (5) aos visitantes da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Receita tradicional de doce de leite com sementes de abóboraO grupo Natta atua nas áreas de pesquisa, ensino e extensão em tecnologia e tradições de alimentos. A estudante Laila Taline, do curso superior de Laticínios, explica que as ideias surgem na sala de aula. “A gente senta, discute, lê alguns artigos, pesquisa sobre as inovações do mercado e traz para a realidade de Alagoas, para poder trazer produtos inovadores para o mercado, mas com essa ideia de produtos funcionais e utilizando o que é nosso”, destacou a estudante.

Iogurte desenvolvido por meio de pesquisas também foi oferecido aos visitantes da BienalO grupo Natta também desenvolveu outras receitas inovadoras: o iogurte de frutas vermelhas tropicais, com acerola, goiaba e pitanga; iogurte com semente de abóbora e mel; manteiga com mel e mostarda; e doce de leite com açúcar de coco. A professora Tâmara Lúcia, que coordena o grupo, explicou a motivação: “O nosso grupo tem buscado, além de saborizar, enriquecer de verdade, com o que a gente chama de bioinsumos, que vão proporcionar uma alimentação mais saudável, buscando atender às necessidades do nosso organismo”.

Grupo levou receitas para visitantes da Bienal do LivroO compromisso do grupo é também com a agricultura familiar, por meio do desenvolvimento de atividades de extensão. “Além de agregar sabor, buscamos valorizar ainda mais os produtos para comprovar e mostrar à população que aquele grupo de pessoas que está ali pode continuar produzindo, trabalhando de forma sustentável”, acrescentou a professora.

As ações do grupo Natta podem ser conferidas no Instagram (@grupo.pesquisa_natta). O contato é feito pelo e-mail: .