Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Divulgados novos editais de seleção de professores e estudantes para Pibid e Residência Pedagógica

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 04/11/2022 18h19, última modificação: 04/11/2022 18h21

A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Alagoas (Proen/Ifal) divulgou, nesta sexta-feira (04/11), quatro editais com versões complementares simplificadas referentes aos programas institucionais de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (PRP). As seleções são destinadas a estudantes dos cursos de licenciatura do Ifal e a professores que possam atuar como preceptores no PRP ou supervisores no Pibid.

Os editais nº 724/2022 e nº 725/2022 são destinados a docentes que possam atuar, respectivamente, como preceptores do PRP ou supervisores do Pibid. ​​Poderão participar das seleções docentes licenciados/as nas áreas de Ciências Biológicas, Física, Letras/Português, Química ou Matemática, que atuam na Educação Básica, nas redes públicas de ensino municipal, estadual ou federal do Estado de Alagoas. É preciso comprovar experiência mínima de 02 anos no magistério da Educação Básica.

As inscrições deverão ser realizadas no período de 4 a 07 de novembro, por meio do preenchimento dos formulários disponíveis nos links abaixo:

Inscrições para docentes preceptores do Programa Residência Pedagógica.

Inscrições para docentes supervisores do Programa de Iniciação à Docência.

Confira os editais nos anexos abaixo.

EDITAL Nº 724/2022 - REIT - PROEN -  seleção de preceptores Residência Pedagógica

EDITAL Nº 725/2022 - REIT - PROEN - seleção de supervisores do Pibid

Seleção de Discentes

Os editais nº 726 e nº 727 tem o objetivo de selecionar discentes dos cursos de licenciatura do Ifal para participar, respectivamente, do PRP e do Pibid. As inscrições iniciaram nesta sexta-feira (04/11) e seguem até o dia 7/11. No PRP, são 240 vagas no total, sendo 225 para bolsistas e 15 para voluntários. Já no Pibid, são 210 oportunidades, das quais 168 são destinadas a bolsistas e 42 para voluntários.

Para participar da seleção para o Pibid, os licenciandos deverão ter cursado menos de 60% da carga horária total do curso e declarar dedicar 30 horas mensais, para o desenvolvimento das atividades do Pibid. Já para as vagas à PRP, os discentes têm que estar pelo menos no 5º período ou ter cursado no mínimo 50% da carga horária total de sua graduação, além de declarar ter condições de dedicar, pelo menos, 24 horas mensais para o desenvolvimento das atividades.

Tanto o Pibid quanto o PRP contemplarão os licenciandos com uma bolsa auxílio no valor de R$400. A vigência da bolsa será de 18 meses, sem a possibilidade de renovação.

Seguem abaixo os links das inscrições:

Inscrições discentes Programa de Residência Pedagógica - PRP.

Inscrições discentes Programa de Iniciação à Docência - Pibid.

Confira os detalhes nos editais disponíveis abaixo.

EDITAL Nº 726/2022 - REIT - PROEN - Residência Pedagógica

EDITAL Nº 727/2022 - REIT - PROEN - Pibid