Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Divulgada programação do maior evento científico da América Latina realizado em Alagoas
conteúdo

Notícias

Divulgada programação do maior evento científico da América Latina realizado em Alagoas

A 70ª Reunião Anual da SBPC terá programação para toda a sociedade

publicado: 12/06/2018 16h55, última modificação: 12/06/2018 16h55
Por: Lenilda Luna- jornalista


É um evento científico. Reúne pesquisadores renomados de toda a América Latina. Mas o objetivo principal é divulgar a produção acadêmica e científica de forma que ela possa ser conhecida por toda a sociedade. Essa é a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 

Por isso, não é preciso ter diploma ou título acadêmico para participar da 70ª SBPC. O desafio aqui é para os cientistas que vão apresentar seus trabalhos para grupos bastante diversificados em idade, formação e área de conhecimento. 

Mas esse é mesmo o sentido da grande reunião anual: mostrar que a Ciência é um patrimônio da humanidade e que a pesquisa deve ser defendida e financiada para o bem de todos. 

O vice-reitor da Ufal, José Vieira Cruz, coordenador local da SBPC Alagoas, e o presidente da SBPC, professor Ildeu Vieira, reiteram o convite para a participação no evento que acontece de 22 a 28 de julho, no Campus A.C Simões, em Maceió. 

Também vale conferir a programação dos eventos temáticos, que vão desenvolver atividades nos três campi da Ufal. A SBPC Educação começa mais cedo, no dia 19 de julho, e vai até o dia 21. Tem ainda a SBPC Afro e Indígena, SBPC Jovem, a ExpoT&C, com exposições científicas bem atrativas para o público, e a SBPC Cultural. 

No último dia, 28 de julho, será realizado o Dia da Família, com atividades de socialização bem divertidas para entreter o público de todas as idades. A participação em toda a programação é aberta e gratuita. A inscrição só é necessária para quem vai apresentar trabalho ou quer obter certificado. 

A organização dá algumas sugestões para despertar a curiosidade de conferir a programação completa: quer saber o que diz a lei sobre a utilização de animais em pesquisa científica? Tem debate sobre o tema no dia 23, às 10 h, com conferência da pesquisadora Monica Levy Andersen (Unifesp). Mas, você prefere debater sobre a polêmica da Escola sem Partido, tem explanação do pesquisador Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha (UFRJ). 

Sua área é robótica? Está querendo entender os efeitos das mudanças climáticas no Brasil? Prefere discutir as questões políticas da atualidade? É interessado em tecnologias da informação? Quer conversar com pessoas preocupadas com o desenvolvimento sustentável do planeta? Seja qual for sua área de interesse, possivelmente você vai encontrar pessoas para debater e trocar ideias durante a 70ª Reunião Anual da SBPC. 

Então, não perca essa oportunidade! Ainda tem algumas alterações a serem feitas, de acordo com a confirmação dos palestrantes, mas já dá para ter uma ideia da diversidade de atividades acessando aqui programação preliminar aqui.

registrado em: