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Discussões para construção do PDI 2024-2028 têm início no Ifal

por Anny Rochelly publicado: 27/07/2023 17h49, última modificação: 27/07/2023 18h17

Foi dada a largada para a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Alagoas, com vigência de 2024 a 2028. As primeiras reuniões entre a equipe da Diretoria de Planejamento Institucional (DPI) e a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, que integram a etapa de planejamento e diagnóstico, são os primeiros passos para o desenvolvimento desse documento.

O PDI é um importante documento de gestão, talvez o mais significativo, e é obrigatório para a instituição devido à exigência legal. “Ele orienta as ações institucionais, norteando as práticas de ensino, pesquisa, extensão e administração com o objetivo de garantir uma educação pública de qualidade; melhora significativamente os processos institucionais, além disso posiciona as ações prioritárias e estratégicas e define as metas para o fortalecimento do nosso fazer educacional”, disse o presidente da comissão Central e diretor de Planejamento Institucional, Fábio Ribeiro.

Segundo o gestor, o PDI é uma peça fundamental da gestão que funciona como um instrumento de medição, de diagnóstico. “Neste documento, estarão todos os assuntos importantes que interferem diretamente na vida cotidiana da comunidade acadêmica (gestores, discentes, técnicos, docentes, terceirizados, além da comunidade externa)”, detalhou Ribeiro. Ele destaca que a construção do documento é feita de forma coletiva, envolvendo um grande grupo de pessoas, organizadas através das várias comissões que serão criadas nos próximos dias.

O planejamento de equipe reunirá uma Comissão Central, nove Comissões Temáticas e 16 Comissões Locais que trabalharão até o final de 2023 para finalizar o PDI. “É um arcabouço de ideias que serão criadas e organizadas de forma metodológica para garantir a participação de todos os que desejarem contribuir”, ressaltou Fábio Ribeiro.

A pró-reitora de Desenvolvimento Institucional em exercício, Carolina Duarte, ressalta o caráter democrático e participativo do processo que, segundo ela, funciona ‘como uma bússola institucional’, por conter as bases fundamentais e apontar os rumos das ações institucionais. “É importante ficar claro que o PDI não se trata de um documento de gestão, é um documento institucional, por isso ele deverá ser elaborado de maneira participativa, respeitando os prazos estabelecidos para cada fase, com objetivos bem definidos e com textos claros e objetivos. Vamos construir um PDI acessível a todos e de fácil compreensão”, finalizou a gestora.

O objetivo da comissão é envolver o maior número de pessoas na construção e participação ativa do PDI, que deve ser escrito por várias mãos e de forma democrática. “Para isso, estamos planejando uma ampla frente de consultas. Haverá reuniões em todos os dezesseis campi e nas pró-reitorias; seminários para consolidar contribuições, em cada uma das nove Comissões Temáticas; Consultas públicas; Promoção de interações via sistemas de opinião interativos (Mídias Sociais e pelos sistemas institucionais SIPAC e SIGAA). Enfim, serão disponibilizados espaços de discussão e de contribuição para que ninguém fique de fora, tanto a comunidade interna como externa”, explicou Ribeiro.

É muito importante a participação de todos e todas nesse momento. O documento é do Ifal, portanto, de todos nós. Como ferramenta de gestão, o PDI possibilita que os projetos, programas e ações sejam realizados de forma conjunta e integrada para promover a melhoria dos serviços prestados pelo Ifal. “Hoje somos uma instituição mais madura e com todas as condições de crescer ainda mais, não dá para ficar de fora da construção desse documento. Venha você também fazer parte dele!”, convidou o gestor.

Acompanhe as próximas etapas do PDI 2024-2028 no site do Ifal.