Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dirigentes do Ifal e da Polícia Militar discutem medidas de segurança para o Campus Maceió

Comandante Sampaio se colocou à disposição para alinhar ações com a unidade de ensino

publicado: 19/12/2019 19h07, última modificação: 20/12/2019 23h14

O reitor do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, Carlos Guedes, o diretor-geral do Campus Maceió, Damião Augusto, e o coordenador de segurança do Campus Maceió, Rivadávia Júnior, se reuniram nesta quarta-feira (18) com o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Marcos Sampaio, para discutir parcerias e novas medidas de segurança para a unidade de ensino da capital alagoana. O encontro ocorreu no Quartel do Comando-geral da corporação e contou com a participação do subcomandante do Comando de Policiamento da Capital, tenente-coronel Lima Neto, e do comandante do Batalhão Escolar, tenente-coronel Jorge Francelino.

A reunião foi agendada em função da incidência de assaltos no entorno do Campus Maceió. Neste mês de dezembro, a pedido da gestão institucional aos órgãos de segurança estadual, o policiamento nas imediações foi reforçado, com maior ocorrência de rondas e a atuação do serviço de inteligência da PM para identificar os supostos criminosos que estão agindo na região.

De acordo com o diretor-geral Damião Augusto, o horário noturno é mais crítico. Em torno de 3 mil estudantes dos cursos superiores frequentam a unidade de ensino nesse turno, circulando por ruas próximas ao campus e no ponto de ônibus da Rua Barão de Atalaia, alvo comum nas ações dos assaltantes. "Aumentamos a iluminação, colocamos câmeras de segurança e refletores voltados para a calçada", comentou o dirigente.

Reunião Ifal PMO coronel Sampaio afirmou que é importante saber os horários de maior ocorrência para direcionar o efetivo ou ordem de operações específicas. "A presença policial inibe muita coisa. É importante registrar as ocorrências e mantermos essa comunicação direta. O canal de comunicação está aberto aqui", declarou.  O reitor Carlos Guedes agradeceu a parceria com a instituição. "Precisamos preservar a segurança da comunidade escolar. A escola é um espaço de esperança", concluiu.

Conforme os militares Lima Neto e Francelino, o patrulhamento seguirá ostensivo na região do campus até o início do recesso escolar. Ainda assim, a coordenação de segurança do campus está construindo uma cartilha de segurança com conselhos básicos direcionados à comunidade acadêmica para tentar dificultar as ações criminosas, como não permanecer com equipamentos eletrônicos à vista na área externa do campus e aguardar os ônibus intermunicipais no lado de dentro dos portões.

Os estudantes que forem vítimas de assaltos ou tentativas de assaltos também podem registrar o boletim de ocorrência na Diretoria de Apoio Acadêmico - DAA do campus. Confira outras recomendações na Nota de Esclarecimento emitida pela Direção-geral da unidade no dia 5 de dezembro.

registrado em: