Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dirigentes do Ifal discutem planejamento estratégico para 2018

Dirigentes do Ifal discutem planejamento estratégico para 2018

Reunião ocorreu durante dois dias no Hotel Premium, na Pajuçara

publicado: 28/11/2017 21h09, última modificação: 29/11/2017 12h12
Exibir carrossel de imagens Diretor de Planejamento Institucional, Jonas Melo agredece comissão organizadora

Durante dois dias dirigentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participaram  da Reunião de Planejamento Estratégico para 2018, no Hotel Premier no bairro Pajuçara, em Maceió,  com o objetivo de avaliar  as atividades deste ano e planejar as ações para o próximo. O evento teve início na tarde desta segunda-feira (27) e foi aberto pelo reitor Sérgio Teixeira que, durante o discurso,  destacou o empenho da comissão organizadora e  ressaltou que terminará a gestão com  o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) pronto.Teixeira relacionou ainda modelos de ações implementados  durante a gestão e citou,  entre eles,  a Reitoria Itinerante.O titular do Ifal citou  a referência de ensino de excelência do Ifal em âmbito nacional lao se referir  às doze medalhas conquistadas por alunos de vários campi da instituição. “Temos uma gestão focada no planejamento ao avaliarmos e acompanharmos a execução dos projetos. Por isso, enquanto outros gestores falavam em fechar as instituições de ensino por conta da crise financeira, eu mantinha o discurso de que  era preciso era necessário fazer contenção de gastos, mas com responsabilidade”, declarou o reitor.

O diretor de Planejamento Institucional, Jonas Melo apresentou a agradeceu a equipe organizadora do evento e  relacionou os 17 indicadores que norteiam o planejamento estratégico do Ifal. O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Carlos Guedes comparou o processo de planejamento do instituto  à  saga  do pintor Michelângelo durante obra de pintura da Capela Sistina em Roma, durante a Idade Média e  lembrou o pensamento coletivo na construção de estratégias para 2018.

Dawison Calheiros foi o palestrante que abriu o primeiro dia da reunião de planejamento e durante  duas horas apresentou, aos  mais de 300 pessoas presentes,   os mecanismos para a construção do planejamento estratégico  coletivo. Calheiros  envolveu 30 servidores  em uma um  sentimento de coletividade, além de vídeos sobre os ruídos na comunicação organizacional.O tema  foi: Planejamento Estratégico – uma construção coletiva.

Ainda na tarde de segunda-feira, os cinco pró-reitores (Ensino, Pesquisa e Inovação, Extensão, Desenvolvimento Institucional e  Administração) fizeram uma avaliação das ações realizadas neste ano a as perspectivas para o próximo ano. A plateia participou com perguntas .

Na terça-feira (28) os grupos de trabalhos  divididos em  diretores-gerais/administrativos, extensão, comunicação, agentes  de desenvolvimento institucionais, sustentabilidade e gestão de pessoas discutiram as propostas  que serão incluídas no planejamento institucional do próximo ano.

No período da tarde  houve  uma palestra com Ana Neves, gestora da Linkcom sobre Planejamento Estratégico: do conceito à prática. Logo em seguida, houve  a socialização as perspectivas para 2018 apresentadas pelos Gts. O evento foi encerrado com a apresentação do Coretfal.

registrado em: ,