Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dirigentes de Ensino do Ifal se reúnem para análise de minuta de reestruturação de cursos

publicado: 12/07/2019 12h31, última modificação: 12/07/2019 17h15

Nesta quinta-feira, 11, dirigentes de Ensino do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) estiveram reunidos na Reitoria, para a análise e validação de uma Minuta para as Diretrizes Institucionais dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. A reunião contou com participação de dirigentes de todos os campi, da equipe da Pró-reitoria de Ensino (Proen), da comissão de reestruturação dos cursos Técnicos Integrados, além do reitor Carlos Guedes e do assessor executivo, Wellington Spencer.

Na ocasião, a pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, enfatizou que o documento vem sendo construído desde abril de 2018, quando foi criada uma comissão. Ela lembrou que a minuta servirá tanto de orientação para o processo de reestruturação de novos cursos integrados, como na elaboração de novos planos, para esse nível de ensino.

Esse trabalho é um movimento muito grande, institucionalmente, porque os cursos técnicos integrados, eles são a nossa maior oferta. No Ifal, são 30 cursos técnicos integrados, distribuídos em 13 campi e nove eixos tecnológicos. Mas esse movimento de reestruturação não começou ano passado, ele teve início em 2016 e de lá pra cá, a gente vem trabalhando nesse processo”, detalha Cledilma.Reitor Carlos Guedes sensibilizou os dirigentes para os desafios de diferentes ordens que o Instituto enfrenta na efetivação de sua missão.jpg

O documento é inspirado nas diretrizes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que estabelece que cada instituição ligada a rede tem até 2019 para aprovar as suas diretrizes institucionais.

“Essa reunião de ontem foi justamente para validar, junto aos dirigentes, a minuta que vai para o Cepe [Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão]. De fato, a gente não concluiu a análise ontem e temos uma agenda para a próxima semana, nos dias 17 e 18 de julho”, acrescenta Cledilma.

Para a gestora, a participação representativa dos campi, durante todo o processo, deve ter como resultado final uma norma mais próxima a realidade de cada unidade. “Quem está no campus tem um papel fundamental para contribuir na construção dessa minuta, pois o desdobramento dela será visto nas unidades”, frisou.

registrado em: