Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DGP mais perto de você irá abordar Gestão por Competências
conteúdo

Notícias

DGP mais perto de você irá abordar Gestão por Competências

Encontro será dia 25 de maio na plataforma google

por Melissa Menezes publicado: 20/05/2022 18h34, última modificação: 20/05/2022 18h34

Neste mês de maio, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) realiza mais uma edição do projeto DGP Mais Perto de você, e dessa vez a temática abordada será "Gestão por Competências". O encontro será realizado no dia 25 de maio, às 10h, por meio da plataforma google meet. De acordo com a diretora da DGP, Adriana Nogueira, a escolha pelo tema foi estratégica, tendo em vista que a gestão por competências será implantada pelo Ifal ainda em 2022, conforme as iniciativas estratégicas do PDI 2019-2023 da instituição.

O modelo de gestão de pessoas por competências ganhou impulso significativo no âmbito do serviço público brasileiro desde a publicação do Decreto n° 5.707/2006, e mais recentemente com a edição do Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), alterado pelo Decreto nº 10506 de 02 de outubro de 2020. O Decreto, em seu item I, do Art. 3º preconiza que o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) deverá “alinhar as ações de desenvolvimento e a estratégia do órgão ou da entidade “ e também, no § 2º do Art. 3º que “A elaboração do PDP será precedida, preferencialmente, por diagnóstico de competências”.

Nessa perspectiva, o Ifal estabeleceu uma parceria junto a Universidade Federal do Pará e o  Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional (GESTCOM). O laboratório GESTCOM é vinculado a Faculdade de Psicologia da UFPA e é especializado em desenvolver soluções para a Gestão de Pessoas no contexto da Administração Pública Brasileira. Mediante uma abordagem científica de investigação, o laboratório desenvolve diagnósticos e soluções tecnológicas voltados ao enfrentamento de desafios específicos da Administração Pública.

O encontro on-line é aberto aos servidores da instituição. Os palestrantes desta edição serão a diretora de gestão de pessoas, Adriana Nogueira, e a vice coordenadora do GESTCOM, Camila Ramos.

O projeto DGP Mais Perto de Você tem por objetivo estabelecer um canal de comunicação com os servidores, por meio da abordagem de temas de interesse funcional e do esclarecimento de dúvidas relativas às principais demandas da área de gestão de pessoas. Para participar, os interessados devem acessar o link: http://meet.google.com/ybz-bvon-wau e acessar a sala com e-mail institucional.