Notícias
DGP Mais Perto de Você discutiu a aplicação da governança na administração pública
Nesta terça-feira (29), aconteceu mais uma edição “DGP Mais Perto de Você”, desta vez com temática “Governança aplicada à Gestão de Pessoas”. O evento contou com a participação Secretaria de Governança, Integridade, Riscos e Controles (SGIRC), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), para discutir a aplicação da governança na Administração Pública.
Maria Fabíola Moraes da Assumpção Santos, coordenadora do SGIRC, abordou conceitos, princípios, importância e boas práticas de Governança que podem ser aplicadas à área de Gestão de Pessoas. “Os servidores e colaboradores de uma instituição são as principais ferramentas para o alcance dos resultados institucionais. Portanto, entender o papel e as diretrizes da Governança contribui para melhoria dos processos e na execução do Planejamento estratégico da instituição pelas equipes”, relatou Fabíola sobre a importância de tratar sobre o assunto.
Já Lúcia Ricardo, diretora em exercício da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), apontou a necessidade de trazer o tema para o conhecimento dos servidores “O tema da governança para muitos ainda é novo, daí a importância de trazer a conceituação, todo o apanhado histórico, quando surgiu. Temáticas como a governança, como a integridade, como foi abordado hoje, precisam ser trazidos para o cotidiano do servidor para ele ir se familiarizando e entendendo a importância. Todos esses desdobramentos da integridade e da governança, recai para o cumprimento do princípio da eficiência. Está tudo ali interligado, a importância da gente ter uma comunicação fluida, de cumprir os resultados, de alcançar os indicadores que permeiam toda essa parte”.
É importante ressaltar que o “DGP Mais Perto de Você” é realizado pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) com objetivo estabelecer um canal de comunicação com os servidores, por meio da abordagem de temas de interesse do Ifal e do esclarecimento de dúvidas relativas às principais demandas da área de gestão de pessoas.
*sob a supervisão de Adriana Thiara Oliveira