Notícias
DGP apresenta um balanco das ações de 2017
Para cumprir a Missão de promover educação de qualidade social, pública e gratuita, fundamentada no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a fim de formar cidadãos críticos para o mundo do trabalho e contribuir para o desenvolvimento sustentável, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) vem norteando suas ações para consolidar as políticas de gestão traçadas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014-2018.
Entrelaçando com os demais objetivos estratégicos, a DGP, além dos processos de rotina, promove a formação continuada dos servidores para o alcance dos resultados institucionais e cria as condições para a valorização do servidor, como profissional e cidadão, visando à melhoria, eficácia e qualidade dos serviços prestados à comunidade e ao Instituto.
Em 2017, as principais iniciativas da Diretoria foram:
* Pela Coordenação de Desenvolvimento e Capacitação de Pessoal: foram ofertados mais de 25 cursos de capacitação ofertados. Além da palestra com Eduardo Shinyashiki para os servidores no aniversário da criação do Ifal, e palestra com Carlos Conce na Semana do Servidor, totalizando mais de 1500 servidores participantes;
* Pela Coordenação de Aposentadoria e Pensão: organizou-se o Cine Pipoca e Homenagem aos servidores aposentados durante o ano;
* Pela Coordenação de Cadastro e Lotação de Pessoas: houve a reforma da estrutura do Ifal no sistema Siape, organizando todo o cadastro da Instituição;
* Pela Coordenação de Saúde do Servidor: realizou-se diversas ações de qualidade de vida, circuitos saúde, caminhada vertical no prédio da Reitoria, corrida e caminhada na praia, massagem, convênios com academias;
* Pela Coordenação de Contrato e Admissão: foram mais de 370 nomeações, com cerca de 280 posses já realizadas; além da publicação de editais de remoção das vagas e reposição por vacância ou aposentadoria;
* Pelo Departamento de Administração e Pagamento de Pessoal: disponibilização do acompanhamento do sistema de controle de frequência em vários formatos (e-mail, telefone, pessoal, treinamentos e reuniões).
Outras ações:
• implantação da Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS Ifal) para atender exclusivamente os nossos servidores;
• realização da Semana do Servidor do Ifal, com mais de 400 servidores participantes;
• realização da ação de Recepção de novos servidores Taes para mais de 70 novos servidores;
• aprovação do regulamento para afastamento parcial para servidores Taes;
• contratação de empresa para emissão de Carteiras Funcionais e crachás, que serão emitidas em 2018;
• treinamentos, reuniões e palestras para servidores de todos os Campi e Reitoria;
• criação de uma Força Tarefa para realizar todas as nomeações da instituição dentro do exercício 2017, atendendo as demandas dos Campi e a expectativa dos candidatos e comunidade.
Para o diretor de gestão de pessoas do Ifal, Wagner Fonseca, "atingimos os resultados institucionais porque os servidores são comprometidos e fazem além das atribuições. Visamos o bem-estar das pessoas, e defendemos a acessibilidade, a formação continuada e a qualidade de vida daqueles que fazem a equipe Ifal".
Releia algumas notícias sobre as ações da DGP:
DGP oferta atividades para a Semana do Servidor
DGP publica nova portaria listando regras para flexibilização de jornada de trabalho