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DGP apresenta balanço das ações de 2018

publicado: 19/12/2018 13h18, última modificação: 19/12/2018 13h18

Para cumprir a Missão de promover educação de qualidade social, pública e gratuita, fundamentada no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a fim de formar cidadãos críticos para o mundo do trabalho e contribuir para o desenvolvimento sustentável, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) norteou suas ações, em 2018, para consolidar as políticas de gestão traçadas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014-2018.

Entrelaçando com os demais objetivos estratégicos, a DGP, além dos processos de rotina, promove a formação continuada dos servidores para o alcance dos resultados institucionais e cria as condições para a valorização do servidor, como profissional e cidadão, visando à melhoria, eficácia e qualidade dos serviços prestados à comunidade e ao Instituto.

Em 2018, as principais iniciativas da Diretoria foram:

* Pela Coordenação de Desenvolvimento e Capacitação de Pessoal (CDCP): foram ofertados mais de 20 cursos de capacitação para os servidores da instituição, totalizando mais de 1500 servidores participantes. Realizamos a ação "Acolhimento de Servidores", evento realizado em parceria com a Pró-reitoria de Ensino (Proen) e que, pela primeira vez na instituição, recepcionou os servidores Técnico-administrativos (Taes) e Docentes de forma integrada. Participaram do evento mais de 250 servidores.

Mas, a principal ação dessa Coordenação capacitação e desenvolvimento de pessoal foi o início do "Programa de Formação Inicial e Continuada”, que visa a formação de um banco de servidores e servidoras que serão os instrutores/as dos treinamentos e capacitações da instituição, valorizando a prata da casa e gerando economia aos cofres do Ifal. A ação iniciou em 2018 com uma formação da turma inicial de instrutores e já teve uma capacitação realizada por servidora da instituição. Em breve divulgaremos o cronograma de cursos para 2019.

* Pela Coordenação de Aposentadoria e Pensão (CAP): organizou-se a Homenagem aos Servidores aposentados durante o Acolhimento de Servidores da instituição.

* Pela Coordenação de Saúde do Servidor (CSS): foi o ano de implantação de várias ações de saúde e qualidade de vida no trabalho, tais como: meditação; palestras motivacionais e prevenção a doenças; yoga; massagem, convênios com academias; rodas de conversa com temas de interesse dos servidores e muitas outras ações.

* Pela Coordenação de Contrato e Admissão (CCA): além das 376 nomeações realizadas até o fim de 2017, cerca de 40 novas nomeações aconteceram em 2018. Publicação de 04 editais de remoção através do Sirem.

* Pelo Departamento de Administração e Pagamento de Pessoal (DAPP): disponibilização do acompanhamento do sistema de controle de frequência em vários formatos (e-mail, telefone, pessoal, treinamentos e reuniões).

Ações realizadas pela Diretoria foram

  • Mais de 15000 processos de servidores tramitados e atendidos pela diretoria, de janeiro a dezembro de 2018;

  • Criação da Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho na estrutura do Ifal, para desenvolvimento do Programa de Saúde e QVT;

  • Inserção do Objetivo estratégico para desenvolvimento do Programa de QVT no PDI 2019-2023;

  • Consolidação da Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass-Ifal) que atende exclusivamente os nossos servidores e servidoras;

  • Realização do 1º curso de Liderança e Coaching para gestores do Ifal;

  • Realização da ação de Acolhimento de novos servidores Taes de Docentes para mais de 250 novos servidores;

  • Distribuição do 1º lote Carteiras Funcionais para 992 servidores;

  • Finalização da contratação da empresa para confecção de Crachás, que serão emitidos no início de 2019;

  • Treinamentos, reuniões e palestras para servidores de todos os Campi e Reitoria;

  • Aquisição de scanners AFD para todas os campi do Ifal, para implantação do sistema de assentamento funcional digital;

  • Realização de convênios com escolas de idiomas, academias e colégios;

  • Realização do ENDP 2018, maior evento de gestão de pessoas do país;

  • Participação ativa e efetiva nos fóruns nacionais: CONIF, FORGEP e CNDP;

  • Atuação junto aos órgãos externos a fim de garantir os direitos dos servidores e servidoras: CGU, TCU e AGU;

  • Atuação eficaz juntos aos órgãos do Sipec: Mec e MPDG.

Ações previstas para 2019:

  • Publicação de edital para contratação de estagiários remunerados para todos os campi e reitoria do Ifal;

  • Implantação do AFD (Assentamento Funcional Digital);

  • Implantação do Programa de QVT;

  • Realização de mais 1 evento de Acolhimento de novos servidores;

  • consolidação do Programa de Formação Inicial e Continuada;

  • contratação de empresa para implantação dos Exames Periódicos

  • Distribuição do 2º lote de Carteiras Funcionais;

  • Distribuição de Crachás para todos os servidores do Ifal;

  • Otimização dos fluxos e procedimentos processuais;

  • Criação do Manual do servidor e servidora do Ifal.

Para o diretor de gestão de pessoas do Ifal, Wagner Fonseca, "quero prestar o meu reconhecimento e a minha gratidão aos servidores do Ifal, especialmente ao servidores que compõem a Diretoria de Gestão de Pessoas e trabalharam para o desenvolvimento das ações aqui elencadas. Atingimos os resultados institucionais porque os servidores são comprometidos e fazem muito além das suas atribuições. Visamos o bem-estar das pessoas, e defendemos a acessibilidade, a formação continuada e a qualidade de vida daqueles que fazem a equipe Ifal, pois os servidores e servidoras do Ifal merecem o melhor que uma instituição possa oferecer".

Releia algumas notícias das ações da DGP/Ifal:

Sobre carteiras funcionais - Inovação: DGP entrega novas carteiras funcionais aos servidores

Sobre saúde do servidor - Saúde do Servidor promove meditação e roda de conversa na Reitoria

Sobre o acolhimento - Evento de acolhimento de novos servidores acontece de 18 a 20 de julho

Sobre Endp – ENDP discute estratégias para transformar as instituições



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