Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DGP alerta servidores para o recadastramento do auxílio-transporte
conteúdo

Notícias

DGP alerta servidores para o recadastramento do auxílio-transporte

Servidores que necessitarem atualizar o cadastro do auxílio-transporte serão formalmente notificados
por Elaine Rodrigues publicado: 24/03/2025 15h22, última modificação: 24/03/2025 15h22

A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) informa que iniciará o recadastramento do auxílio-transporte, visando a revisão e atualização da parcela indenizatória devida aos servidores. O recadastramento é necessário por conta da  Instrução Normativa nº 71/2025, que estabelece novas orientações para o pagamento do auxílio-transporte, e das atualizações sistêmicas implementadas para adequar o pagamento do benefício.

As alterações, baseadas em orientações da Controladoria-Geral da União (CGU), visam aprimorar o controle e a transparência na concessão do auxílio. De acordo com a DGP, esta ação é fundamental para assegurar a correta aplicação dos recursos públicos, garantindo que o benefício seja pago de acordo com o efetivo deslocamento dos servidores. 

Como vai funcionar

A DGP explica que servidores que necessitarem atualizar o cadastro do auxílio-transporte serão formalmente notificados. A notificação conterá informações detalhadas sobre os documentos necessários e os prazos para o recadastramento.

Além disso, é responsabilidade do servidor escolher o meio de transporte mais econômico e indicar a quantidade de dias de efetivo deslocamento no SouGov.br. Outra mudança é que o controle do pagamento do benefício passará a ser realizado a partir das ocorrências de presencialidade do servidor, com ajustes baseados nos dias de efetivo deslocamento.

Outra determinação da DGP é que os servidores que recebem o auxílio-transporte administrativo deverão cadastrar um novo requerimento no SouGov.br e um processo específico no SIPAC do tipo "Auxílio-transporte – complementação aos dados informados no SouGov.br". E quem recebe o auxílio-transporte por decisão judicial deve cadastrar um processo no SIPAC do tipo "AUXÍLIO TRANSPORTE JUDICIAL".

Por fim, a DGP ressalta que, para garantir maior segurança na gestão do benefício, o Ifal realizará auditoria nos pagamentos dos auxílios-transporte. E a DGP solicita a colaboração de todos os servidores para a realização do recadastramento, contribuindo para a eficiência e a correta aplicação dos recursos públicos.