Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dezessete grupos do Ifal são contemplados com cartão pesquisador para custeio de projetos de pesquisa e inovação

Iniciativa faz parte da Política institucional de Auxílio ao Pesquisador
por Jhonathan Pino publicado: 16/11/2023 11h25, última modificação: 16/11/2023 12h08

Na última terça-feira (14), a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI) realizou a entrega de 17 cartões para o financiamento de pesquisas realizadas por servidores do Instituto Federal de Alagoas. A solenidade, realizada na reitoria do Ifal, foi parte do Edital nº 14/2023 de Apoio aos Grupos de Pesquisa na instituição.

Os cartões foram recebidos pelos líderes dos grupos de pesquisa, que por meio deles, contarão com auxílio financeiro para o apoio de projetos, programas e redes de pesquisa e inovação, como a aquisição de materiais de consumo, financiamento de serviços e fomento à aquisição de passagens e despesas necessárias para fortalecer os grupos de pesquisa.

"A entrega desses 17 cartões BB Pesquisa representa o fortalecimento das pesquisas e desenvolvimento tecnológico realizados no Ifal, facilitando, principalmente, a aquisição e acompanhamento de material de consumo necessários para a execução dos projetos, estimulando a divulgação científica e o trabalho coletivo e articulado dos grupos de pesquisa", comentou Eunice Palmeira, pró-reitora da PRPPI.

Ao todo, foram beneficiados 10 diferentes campi, um deles foi Piranhas, cujo representante, Samuel Silva, pontuou que o cartão significa mais um marco na sua trajetória de pesquisador.Eunice Palmeira e Eugênio Bastos entregam cartão ao líder de grupo de Pesquisa, Samuel Silva.jpeg

"Há sete anos, eu, que fui aluno do Campus Satuba, voltei a esta instituição para cumprir uma nova fase da minha vida: transformar a vida de outras pessoas e gerar perspectivas de crescimento por meio do conhecimento. Hoje o Ifal me dá um novo presente e uma nova missão, o Cartão Pesquisador, com o qual pretendo ainda mais contribuir com a geração do conhecimento, inserindo os alunos do Sertão no mundo da ciência e promovendo o avanço da agropecuária familiar no Estado. Para mim, é a realização de uma grande espera e o reconhecimento do trabalho que temos prestado à sociedade”, salienta Samuel.

Além de três grupos de pesquisa de Piranhas, foram beneficiados grupos das unidades de Penedo, Benedito Bentes (2), Santana do Ipanema, Piranhas, Marechal Deodoro, Rio Largo (2), Maceió (3), Batalha, Maragogi, e Palmeira dos Índios.