Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dezenas de alunos do Ifal são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Bom desempenho foi conseguido com dedicação de alunos em cursos preparatórios

publicado: 22/10/2019 15h21, última modificação: 25/10/2019 16h57

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) conta com mais de duas dezenas de alunos medalhistas na relação final das Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica (OBA), divulgada na semana passada. Foram 10 alunos do Campus Maceió, seis de Arapiraca, três de Maragogi e Palmeira dos Índios e dois de Santana do Ipanema, o número de selecionados para Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2020.

No Campus Maragogi, o professor de Física, Ronaldo Filho, disse que desde fevereiro vem preparando uma turma só para esse torneio. Ele lembra que esse ano teve como diferencial a oferta de um curso voltado para explicar a astronomia, a astronauta e a física, como parte de um projeto de Ensino da Unidade. As aulas eram semanais e ocorriam todas as quartas-feiras, nos dois horários.

Durante o período, além de entrarem em contato com a parte conceitual, os alunos resolveram provas antigas e realizaram experimentos físicos nos laboratórios e de lançamento de foguetes. “A gente promove a interdisciplinaridade. Vários professores atuavam em conjunto para poder ensinar. Por exemplo, existiam aulas paralelas de Geografia e Física”, explicou o docente.

Cerca de trinta alunos passaram pelas mesmas atividades em Maragogi, três deles receberam medalhas concedidas, Alexsander Barone, Mateus Rocha e Pedro Lucas de Lima. “Os alunos são dedicados, realmente estudiosos e a gente teve a oportunidade de oferecer um curso para acompanhá-los diariamente. Não era só aqui na escola, eles levavam o material para casa, para estudar, e a gente ficava dando suporte pela internet”, enfatizou.

O Campus Santana do Ipanema também teve dois medalhistas de bronze, Enatan Duarte Silva, Adeildo Vieira. O professor Rodolfo Luna, responsável pela preparação deles, lembra que essa é a primeira vez que a unidade tem medalhistas. “A preparação foi breve, durante dois meses um grupo pequeno de alunos se reunia, por ao menos duas horas semanais”, pontuaAdeildo Vieira e Enatan Silva foram os medalhistas da Unidade de  Santana do Ipanema.jpg

Os seis medalhistas do Campus Arapiraca foram Alisson José de Oliveira, Arthur Brito, Carlos Eduardo Leonel, Daniel Flávio de Oliveira, Filipe de Barros e Gustavo Eolizo Cavalcante. O orientador deles, Fabiano Rodrigues, comentou que todos foram selecionados para formar a equipe internacional da OBA.

Completam a lista de medalhistas do Ifal os alunos de Palmeira dos Índios, Felipe Rafel Sotero, José Wellington Oliveira e Paulo Vitor Pereira. Do Campus Maceió, foram divulgados os nomes de Anderson Gabriel Falcão, Athaíde Belo, Breno Barbosa, Caio Renan Pereira, Jadson Araújo, Jairo Henrique Noia, João Pedro Simões, Jonas Cristian Silva, Leonam Oliveira e Oswaldo Giacomo.

Sobre a Olimpíada

A OBA é aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da competição alunos do primeiro do ensino fundamental e ensino médio. A competição ocorre dentro da própria escola e tem uma única fase.

registrado em: ,