Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dez alagoanas de destaque têm suas histórias contadas na Bienal do Livro de Alagoas
conteúdo

Notícias

Dez alagoanas de destaque têm suas histórias contadas na Bienal do Livro de Alagoas

Evento foi organizado pelo programa Mulheres Mil do Ifal

publicado: 19/11/2015 18h44, última modificação: 09/12/2015 10h45

Alunas do programa Mulheres Mil do Instituto Federal de Alagoas - Ifal narraram as trajetórias de dez alagoanas que marcaram a história do estado, como parte da programação da 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Os relatos ocorreram na Sala Cataventos, no Centro de Convenções de Maceió, nos dias 23 e 24 de novembro.

A inciativa, nomeada Histórias de mulheres 10 contadas por Mulheres Mil,  teve como objetivo o resgate da memória da participação feminina na construção da sociedade alagoana. "Com essas narrativas, quisemos mostrar que é necessário dar atenção à história das mulheres da nossa terra. Muitas ocuparam papéis decisivos na política, na cultura, nas artes, mas ainda assim caíram no esquecimento", afirmou Luiza Jaborandy, uma das idealizadoras do projeto.

No primeiro dia de oficina, foram homenageadas Nise da Silveira, Ana Lins e a jogadora de futebol Marta Vieira. Já no dia seguinte, Mestra Virgínia de Moraes, Linda Mascarenhas, Miss Paripueira, Lily Lages, Mãe Neide Oyá D'Oxum, Anilda Leão e Carmen Lúcia Dantas completaram o time das personalidades reverenciadas no evento. Esta última, compareceu aos dois de atividades e considerou o projeto admirável.

A escolha das personagens atendeu a critérios definidos pela equipe sistêmica do Mulheres Mil. "São alagoanas admiráveis por terem lutado pela conquista de direitos ou apenas por sua liberdade de agir. Elas conquistaram espaço e alcançaram reconhecimento público graças à magnitude e diversidade de suas atuações. Cada uma dessas mulheres merece ser eternizada seja por seu talento, seja por suas contribuições humanas e sociais", explicou Jaborandy.

Para expor as biografias das dez selecionadas, alunas do Mulheres Mil em Maceió, Estrela de Alagoas, Arapiraca e Coruripe surgiram caracterizadas. As narradoras estudaram a vida e a obra das homenageadas e transmitiram um pouco de suas próprias vivências, durante os relatos. "Temos nossas próprias trajetórias de superação. Somos mulheres cheias de esperança, preparadas para contar a história de mulheres admiráveis exatamente porque nunca perderam a esperança", disse a estudante Adriana Soares.

Sobre o programa

O Mulheres Mil é uma iniciativa do governo federal, vinculada ao Pronatec, com foco na emancipação social e econômica de milhares de brasileiras excluídas do mercado de trabalho, moradoras de comunidades carentes ou com baixo nível de escolaridade.

Em Alagoas, o programa é executado pelo Ifal, por meio da oferta capacitação profissional para mulheres nos municípios de Maceió, Capela, Viçosa, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, Coruripe, Arapiraca, Branquinha, Estrela de Alagoas, Igaci, Igreja Nova, Major Isidoro e Batalha.



registrado em: