Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Detalhes de visão microscópica impressionam estudantes de Agroecologia e Agroindústria
conteúdo

Notícias

Detalhes de visão microscópica impressionam estudantes de Agroecologia e Agroindústria

Atividade ocorreu em aula sobre citologia e prática microscópica

publicado: 06/09/2019 18h36, última modificação: 10/09/2019 16h06

Poderia ser um dia comum para estudantes dos cursos técnicos de Agroecologia e Agroindústria do Campus Piranhas, mas a última quinta-feira (5) foi marcada pelo primeiro contato de muitos deles com um microscópio. A estreia aconteceu na aula do professor de Biologia Victor Cedro e as imagens captadas durante a prática viralizaram nas redes sociais, acompanhadas de relatos dos participantes sobre a riqueza de detalhes dos materiais observados. 

"Eles aprenderam a operar estereoscópio e microscópio ótico e a usar os smartphones para fazerem fotos", contou o docente. Nas lentes do equipamento utilizado, as imagens foram ampliadas em até 400 vezes, mantendo alta resolução. Os participantes dessa aula de citologia e prática microscópica examinaram fragmentos de tronco de árvore Tilia, de epiderme humana, ou seja, a camada mais superficial da pele, glóbulos vermelhos de sapo e outros elementos.

Larissa Santos, do 1º ano de Agroindústria, definiu como "incrível" tudo que ela conseguiu observar através do objeto.  "Sempre tive vontade de usar um microscópio. Tivemos uma ótima explicação e achei bem simples de manusear. O tronco de Tilia foi o que mais me surpreendeu, parece muito com um olho azul", comparou a discente. 

Aula BiologiaA escolha do que seria visto, segundo Victor Cedro, se deu em função da facilidade de identificação da estrutura celular dos tecidos e das células individuais. "Os estudantes inclusive aprenderam mais sobre preparações histológicas e corantes", acrescentou. 

Para Jadhieli Oliveira, aluna do 1º ano de Agroecologia, a aula vai ficar na memória. "Nunca tinha mexido em um microscópio antes. Foi uma experiência nova. Eu gostei de tudo".

Abaixo, estão disponíveis imagens cedidas pelo professor responsável pela prática referentes, respectivamente, à visão de epididimo e testículo humano, tronco de Tilia, glóbulos vermelhos de sapo e epiderme humana.

Visão de glóbulos vermelhos de sapoVisão de tronco de Tilia 

Visão de testículo e epididimoVisão da epiderme humana

registrado em: