Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Depois de 50 anos de ofício, artesão vê sua arte se transformar em pesquisa
conteúdo

Notícias

Depois de 50 anos de ofício, artesão vê sua arte se transformar em pesquisa

publicado: 26/09/2018 17h08, última modificação: 27/09/2018 00h10

 

  A vida de artesão de Pedro Cassiano dos Santos já tem mais de 50 anos, mas agora, aos 75, Pedroca como é conhecido o artista, transformou a experiência de manipular a madeira, a argila e a pedra em conhecimento científico. E o resultado chegou voando: uma das peças artísticas foi levada para Miami, Estados Unidos como objeto de pesquisa científica. O que favoreceu a ele essa nova realidade foi o curso técnico de Artesanato, ministrado pelo Instituto Federal de Alagoas, (Ifal) por intermédio do Proeja (Programa de Educação de Jovens e Adultos).

Pedro Cassiano é um dos artesãos que expõe no 3º Congresso Acadêmico do Ifal, realizado desde terça-feira (25) no Campus Maceió. Entre as peças produzidas, a partir da madeira, do coco, da argila e pedra, algumas se transformam animais silvestres feitas em seu ateliê, a partir das técnicas, da linguagem artística e da metodologia aprendidas no curso de Artesanato. “Trabalho com o artesanato desde criança ao começar esculpir em batata e macaxeira no município de Olho Da’Água Grande, no sertão de Alagoas, na década de 1970, mas a teoria aliada à prática do curso me inspira melhor na aplicação da metodologia para confecção de nova peça”, disse o aluno e artesão.

 

     Pedroca veio para Maceió aos 17 anos para servir o Exército e terminou por se estabelecer na capital alagoana e, anos depois a família também composta por quatro irmãos artesãos, juntou-se a ele.

O aprendizado prático o tornou professor de Artesanato em escolas de Arapiraca e alguns convites particulares para ensinar as técnicas das artes com madeira e argila foram aceitos por ele. Pedroca concluirá o curso de Artesanato do Ifal neste ano em uma turma onde ele tem a maior idade.

Presépio

Foi a partir das técnicas metodológicas adquiridas em sala de aula que o aluno-artesão começou a construir seu objeto de pesquisa, uma peça artesanal baseada no Presépio, um tipo de folguedo alagoano que gerou o conhecido pastoril. Segundo ele, o Presépio é dividido em três versões que são, a anunciação, o nascimento e a dança de comemoração, todas referentes ao nascimento de Jesus Cristo e apresentadas na escultura de madeira. “A peça despertou a atenção da professora Gisele Loures que levou o material para os Estados Unidos em um projeto de pesquisa do Ifal”.

As esculturas de Pedroca estão entre as mais visitadas do 3º Conac.

registrado em: