Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal realiza primeiro encontro do Programa Residência Pedagógica

Ifal realiza primeiro encontro do Programa Residência Pedagógica

publicado: 11/04/2023 14h28, última modificação: 11/04/2023 16h16

Por Isabelle Guedes (estagiária de Jornalismo)*

O Instituto Federal de Alagas (Ifal) realizou, nesta segunda-feira (10), o primeiro encontro da Residência Pedagógica. O evento aconteceu no auditório Oscar Sátyro, no Campus Maceió, das 8h30 às 18h. A continuação da ação ocorre nesta quarta-feira (12/04), das 8h30 às 13h, no auditório do Campus Arapiraca. A transmissão ocorre simultaneamente pela plataforma Google Meet.

Participaram alunos dos polos Cajueiro e São José da Laje e dos campi Maceió e Maragogi. Os campi Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo e Piranhas deverão participar nesta quarta-feira (12).

Segundo a professora Maria Aparecida Silva, coordenadora institucional do Residência Pedagógica no Ifal, o programa está formatado em 3 módulos, sendo que o primeiro iniciou em novembro e foi finalizado em março. No encontro desta segunda (10), foi realizado um momento de socialização, com o objetivo de compartilhar  as ações/atividades que foram realizadas até o momento pelos residentes, sob o acompanhamento dos preceptores e docentes orientadores, de acordo com o plano de atividades construído em conjunto com a Coordenação Institucional.

“Nesse momento, os residentes fazem apresentações trazendo as suas experiências nas escolas-campo, desde a ambientação da escola-campo até os momentos de observação e regência em sala de aula, bem como depoimentos de outras atividades, de âmbito mais teórico, que desenvolveram no início do Programa. É um momento de troca de experiência não somente entre os grupos de um mesmo núcleo, como também, de núcleos distintos, envolvendo as 5 áreas em que atuamos (Biologia, Física, Língua Portuguesa, Matemática e Química)”, destacou Maria Aparecida Silva, coordenadora institucional do Residência Pedagógica no Ifal..

Residência Pedagógica

O Programa Residência Pedagógica, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior – Capes, tem a finalidade de apoiar Instituições de Ensino Superior na implementação de projetos inovadores, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica, para a imersão planejada e sistemática do/a estudante de licenciatura em ambiente escolar, visando à vivência aprofundada e à experimentação de situações concretas do cotidiano da escola e da sala de aula, incluindo a regência do processo de ensino e aprendizagem, que servirão de objeto de reflexão e de articulação entre teoria e prática

* Sob a supervisão de Bruno Andrade