Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DCE/Ifal disponibiliza para o público interno manuais digitais sobre Comunicação Pública e de Guia de Eventos

publicado: 14/12/2017 15h30, última modificação: 15/12/2017 14h49

Os questionamentos sobre organização de eventos e sobre publicação de fatos noticiosos no portal do Ifal (Instituto Federal de Alagoas) podem ser esclarecidos por meio de consultas a dois manuais disponibilizados pelo DCE (Departamento de Comunicação e Eventos) por meio do portal eletrônico www.ifal.edu.br – link – Comunicação e Eventos – Manuais (clique). Os documentos trazem importantes informações acerca da organização de eventos institucionais, os métodos utilizados no planejamento de eventos e, ainda trazem orientações sobre os critérios técnicos do profissional de comunicação social para divulgar notícias de interesse da instituição no portal do Ifal.

O manual prático – Comunicação Responsável na Era Digital, produzido pelo DCE/Ifal, desde 2015 traz orientações sobre a prática da comunicação social no serviço público e sua origem da comunicação social pública online. O livreto eletrônico detalha também técnicas do texto jornalístico. Composto por cinco capítulos, o documento traça um histórico da informação eletrônico no Ifal, orienta sobre a distribuição de informação no portal e revela dicas quanto à redação jornalística. No último capítulo, o manual aborda as redes sociais como serviço de utilidade pública e traz um alerta sobre o mau uso dessas mídias.

Segundo o coordenador de Comunicação e Marketing do Ifal, Gerônimo Vicente, "o manual vem atender a vários questionamentos feitos por gestores sobre os critérios adotados para que a informação de suas pró-reitorias, direção, departamentos ou coordenação ocupe espaço no portal www.ifal.edu.br. “Em curto espaço de tempo, o portal do Ifal ganhou um público de interesse composto por brasileiros e estrangeiros que merecem uma informação de qualidade, impessoal e, acima de tudo, de prestação de serviços que provoque discussão, reflexão e retorno institucional e nada melhor do que um manual para orientar sobre os procedimentos éticos e legais adotados durante a elaboração de uma notícia”, explicou.

Já o Guia de Eventos da Rede Federal foi elaborado a partir da contribuição dos profissionais de comunicação dos institutos federais que, em 2011, perceberam ser necessário o uso dessas orientações devido aos diversos tipos de eventos inseridos no âmbito das instituições federais de ensino. Com cerca de 50 páginas, o manual traz informações sobre planejamento de eventos, cerimonial e protocolo, orientações sobre organização de colação de grau, posse e transmissão de cargos, concessão de títulos, assinaturas de convênios e descerramento de placas.

Os documentos podem ser lidos de forma eletrônico, pelo sistema Issu e podem ser baixados em PDF.

Comunicação Itinerante

O esboço do manual prático de Comunicação Responsável na Era Digital e o Guia de Eventos foi apresentado no decorrer deste ano durante a ação Comunicação Itinerante realizada nos campi do Ifal com o objetivo de discutir melhoria no processo de comunicação social do instituto e dirimir dúvidas sobre a utilização dos sites dos campi. A equipe do DCE composta pelo chefe do departamento de Comunicação e Eventos, Zoroastro Neto, do coordenador Gerônimo Vicente e da relações-públicas, Luciana Fonseca percorreu as unidades do Ifal de Palmeira dos Índios, Maceió, Benedito Bentes, Marechal Deodoro, Batalha, Maragogi, Murici e Coruripe com a finalidade de esclarecer sobre o uso de normas para o exercício da comunicação social e da organização de eventos no serviço público federal. Segundo Zoroastro Neto,"a ação Comunicação Itinerante, que ocorreu em 2017, fortaleceu as relações entre o Departamento e os Campi quanto aos processos de notícia, eventos, publicação nos sites institucionais, uso da imagem, entre outros temas da área. Outro aspecto foi a promoção de um momento de discussão em torno das demandas da comunidade em relação a comunicação possibilitando troca de experiências e novas possibilidades de comunicar as ações do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão do Ifal", declarou o chefe do DCE.

COMUNICAÇÃO RESPONSÁVEL NA ERA DIGITAL - Manual prático

GUIA DE EVENTOS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO