Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cursos de qualificação profissional do Qualifica + Progredir e do Energif têm início em Arapiraca e motivam novatos

Aulas inaugurais reuniram estudantes e dirigentes institucionais

por Roberta Rocha publicado: 31/05/2022 20h31, última modificação: 16/12/2022 15h17
Exibir carrossel de imagens
  • Aula inaugural
  • "> Aula inaugural

Nesta segunda-feira (30), o auxiliar de serviços gerais Joselino Fausto da Silva compareceu à unidade do Instituto Federal de Alagoas - Ifal em Arapiraca para acompanhar a solenidade de início do curso de qualificação profissional em Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis. Ele já atua em uma escola da região fazendo pequenos reparos elétricos, mas resolveu aperfeiçoar os conhecimentos e adquirir novas habilidades na área com a capacitação oferecida gratuitamente no campus.

Joselino Fausto da Silva recebe kit de fardamento e material didático"Tenho facilidade de mexer com a parte elétrica. Nunca tinha feito o curso de eletricista porque não tinha condições financeiras", comemorou o novo aluno, após receber fardamento, material escolar e apostilas para frequentar as aulas.

Com Joselino, chega a 240 o total de pessoas que terão a chance de se capacitar neste primeiro ciclo dos programas  Qualifica mais Energif e Qualifica Mais Progredir no Ifal Arapiraca, respectivamente, com cursos de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis e Microempreendedor Individual.

Outra beneficiada será a estudante do 1º período do curso subsequente em Logística da unidade, Cynthia Barbosa Nunes. Motivada tanto pelo desejo de abrir um negócio próprio quanto pelo que já conhece da qualidade de ensino da Estudante Cynthia Barbosa Nunes recebe kit de fardamento e material didáticoinstituição, ela se matriculou no curso de Microempreendedor Individual e também prestigiou a abertura das atividades dos programas.

"Quero ter essa experiência a mais no currículo. A minha vontade é sempre que tiver uma oportunidade assim, aproveitar", destacou a discente.

Palavra-chave: oportunidade!

Para realizar a aula inaugural dos referidos cursos, dirigentes do Ifal, equipes sistêmicas e locais envolvidas na execução dos programas, além de estudantes atendidos com as vagas, se reuniram no auditório do Campus Arapiraca. E "oportunidade" foi a palavra-chave elencada nos discursos da mesa diretora do evento para simbolizar o momento.

Conforme a coordenadora geral do Programa Qualifica Mais Progredir em Alagoas, Ilka Cedrim, essas iniciativas de qualificação profissional têm a capacidade de transformar vidas, por meio da celebração de novos aprendizados e possibilidades de negócios.

O reitor do Ifal, Carlos Guedes, apontou como o tema "energias renováveis" está em voga e lembrou o potencial do Brasil no ranking mundial de energia solar, estando entre os países do mundo que mais instalou tecnologia fotovoltaica no último ano. Como o curso do Energif é voltado à execução de projetos de painéis solares, o gestor disse ver na oferta um alinhamento a demandas atuais da sociedade. "É uma oportunidade [de qualificação] dentro de um espaço de educação de muita qualidade, com viés inovador e de inclusão social", ressaltou.

De acordo com o diretor-geral do Campus Arapiraca, Fábio Ribeiro, os estudantes terão acesso a conteúdos, visitas técnicas, demonstrações e experimentos capazes de prepará-los para o mercado de trabalho. "A gente sabe que o futuro está interligado com a inovação e o empreendedorismo. E passa pelas energias renováveis. É a grande oportunidade e vocês precisam aproveitá-la!".

"O Ifal vem cumprindo a sua missão através de seus cursos regulares e quando a gente consegue, através da Extensão, trazer outros sujeitos, trazer trabalhadores para fazer cursos de curta duração, isso nos enche de gratidão", pontuou a pró-reitora.

Em seu pronunciamento, a pró-reitora de Extensão Elisabete Duarte defendeu que, apesar de serem formações iniciais, os currículos dos cursos trazem efetivamente a qualificação profissional. "É uma formação de qualidade, formação com o carimbo do Ifal".

Nos discursos das aulas inaugurais, também foram recorrentes os elogios às equipes de trabalho dos programas Qualifica Mais Progredir e Qualifica Mais Energif na instituição e seus esforços para garantir o bom andamento dos cursos, nos aspectos administrativos, pedagógicos e financeiros. O supervisor do Qualifica mais Energif do Campus Arapiraca, José Arnóbio Júnior, esclareceu inclusive que os estudantes encontrarão a infraestrutura adequada para realizar simulações porque os equipamentos necessários já foram comprados.

Já o supervisor do programa Qualifica Mais Progredir do Campus Arapiraca, José Roberto Lima, proferiu uma palestra sobre Gestão de tempo e empreendedorismo, no encerramento da solenidade. O profissional reforçou que os estudantes do curso de Microempreendedor Individual receberão todas as orientações para a formalização de seus negócios.

Reitor discursou sobre a atualidade do tema das energias renováveis

Sobre os programas

O Qualifica Mais Progredir e o Qualifica Mais Energif são linhas de fomento do governo federal para a oferta de vagas em cursos de qualificação profissional de curta duração voltados à beneficiários do Programa Auxílio Brasil, com idade igual ou superior a 18 anos e ensino fundamental completo.

A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica é parceira ofertante das iniciativas, com intuito de favorecer a inclusão produtiva e a ampliação de renda do público atendido, seja por meio do curso de Microempreendedor Individual (Qualifica Mais Progredir) ou de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (Qualifica Mais Energif).