Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cursos da EJA do Ifal realizam mesa temática sobre os desafios do ensino remoto
conteúdo

Notícias

Cursos da EJA do Ifal realizam mesa temática sobre os desafios do ensino remoto

Atividade é voltada aos docentes e contará com relatos de quatro unidades

por Jhonathan Pino publicado: 15/12/2020 16h00, última modificação: 15/12/2020 22h39

Professores dos cursos técnicos ofertados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) estarão reunidos nesta quinta-feira, 17, para a realização da Mesa Temática “Os desafios do ensino remoto”, a ser realizado pelo Google Meet, pelo endereço http://meet.google.com/xxq-wvkf-bak, a partir das 19h.

A professora Divanir Reis, do Campus Arapiraca deverá mediar a exposição de relatos dos coordenadores de docentes dos campi Piranhas, Marechal Deodoro, Satuba e Maceió, em um evento voltado para os docentes.

Ana Cristina Limeira, coordenadora da EJA no Ifal, comentou que a iniciativa surgiu após uma reunião da coordenação com o coletivo de representantes dos campi, realizada em novembro passado, quando foram apontados as especificidades e os desafios da EJA com a volta das atividades por meio do ensino remoto. A docente comenta que chegou-se a conclusão de que aquelas experiências deveriam ser socializadas entre os demais docentes do Ifal.

“Foi muito importante a escuta compartilhada, vivenciar como cada curso, juntamente com os seus respectivos colegiados, desenvolveram mecanismos para superação dos desafios, como ‘criar pontes’, possibilidades, para garantir o acesso aos estudantes, desde a criação de grupos das disciplinas no whatsapp, trabalhos de monitoria, formação para o uso das ferramentas tecnológicas, dentre outras ações para não deixar nenhum estudante sem o acesso as aulas”, comentou.

Confira as temáticas abordadas abaixo:

Campus Piranhas

“Ensino remoto na modalidade EJA: construindo pontes afetivas para superar distâncias e a ausência de tecnologias", com a professora Ana Luiza Azevedo Fireman;

O uso de pescados e carnes na elaboração de produtos durante o ensino remoto na EJA-EPT", com a professora Denise Araújo da Silva.Arte mesa temática EJA-EPT_IFAL site.jpg

Campus Satuba

“A singularidade da EJA e a sensibilidade exigida no ensino remoto emergencial", com os professores Rui Fernando da Silva e Vanusia Amorim.

Campus Maceió

“Intermediação sensível no contexto do Proeja/IFAL: perspectivas para o ensino remoto", com o professor Antonio Carlos Santos de Lima.

Campus Marechal Deodoro

“Os desafios da adaptação a plataformas e ferramentas digitais no contexto do ERE-EJA", com os professores Bruno Ribeiro e Ingrid Tavares.