Notícias
Cursos da EJA do Ifal realizam mesa temática sobre os desafios do ensino remoto
Atividade é voltada aos docentes e contará com relatos de quatro unidades
Professores dos cursos técnicos ofertados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) estarão reunidos nesta quinta-feira, 17, para a realização da Mesa Temática “Os desafios do ensino remoto”, a ser realizado pelo Google Meet, pelo endereço http://meet.google.com/xxq-wvkf-bak, a partir das 19h.
A professora Divanir Reis, do Campus Arapiraca deverá mediar a exposição de relatos dos coordenadores de docentes dos campi Piranhas, Marechal Deodoro, Satuba e Maceió, em um evento voltado para os docentes.
Ana Cristina Limeira, coordenadora da EJA no Ifal, comentou que a iniciativa surgiu após uma reunião da coordenação com o coletivo de representantes dos campi, realizada em novembro passado, quando foram apontados as especificidades e os desafios da EJA com a volta das atividades por meio do ensino remoto. A docente comenta que chegou-se a conclusão de que aquelas experiências deveriam ser socializadas entre os demais docentes do Ifal.
“Foi muito importante a escuta compartilhada, vivenciar como cada curso, juntamente com os seus respectivos colegiados, desenvolveram mecanismos para superação dos desafios, como ‘criar pontes’, possibilidades, para garantir o acesso aos estudantes, desde a criação de grupos das disciplinas no whatsapp, trabalhos de monitoria, formação para o uso das ferramentas tecnológicas, dentre outras ações para não deixar nenhum estudante sem o acesso as aulas”, comentou.
Confira as temáticas abordadas abaixo:
Campus Piranhas
“Ensino remoto na modalidade EJA: construindo pontes afetivas para superar distâncias e a ausência de tecnologias", com a professora Ana Luiza Azevedo Fireman;
O uso de pescados e carnes na elaboração de produtos durante o ensino remoto na EJA-EPT", com a professora Denise Araújo da Silva.
Campus Satuba
“A singularidade da EJA e a sensibilidade exigida no ensino remoto emergencial", com os professores Rui Fernando da Silva e Vanusia Amorim.
Campus Maceió
“Intermediação sensível no contexto do Proeja/IFAL: perspectivas para o ensino remoto", com o professor Antonio Carlos Santos de Lima.
Campus Marechal Deodoro
“Os desafios da adaptação a plataformas e ferramentas digitais no contexto do ERE-EJA", com os professores Bruno Ribeiro e Ingrid Tavares.