Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CPA prepara Campus Palmeira dos Índios para avaliação de curso pelo MEC

CPA prepara Campus Palmeira dos Índios para avaliação de curso pelo MEC

publicado: 07/11/2016 12h30, última modificação: 07/11/2016 23h40

Nesta quinta-feira, 3, membros da Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), estiveram no Campus Palmeira dos Índios, para iniciar o processo da primeira avaliação do curso de Engenharia Civil, pelo Ministério da Educação (MEC).

Gerson Maciel,  Emanuelle Gaia e Angela Baraldi se reuniram com diretora geral da unidade, Ana Quitéria, a coordenadora do curso, Sheyla Marques, além de outros docentes e discentes de Engenharia Civil, para explicar como será realizada a visita da equipe do MEC, entre os dias 5 e 7 de dezembro.

Nestes dias, além de participarem de reuniões entre os diferentes segmentos, os técnicos do MEC visitarão as instalações e farão análises de documentos do curso.

De acordo com Angela Baraldi, nesse primeiro momento, docentes, discentes e técnico-administrativos responderão aos questionários de pesquisa e autoavaliação. Entre os dias 10 e 17 de novembro haverá uma análise e a produção de um relatório, a ser realizado pelo CPA.

"Na ocasião, foram entregues folders explicativos sobre a função da CPA e respondidas perguntas a respeito da importância dessa avaliação. A CPA escolheu, junto com  a coordenação do curso, uma representação da CPA em Palmeira dos Índios e fará o mesmo nos demais campi, com cursos superiores", pontua.

Angela ainda lembra que essa primeira avaliação também serve de reconhecimento do curso. "No caso do Ifal, que tem autonomia, é obrigatória a solicitação de reconhecimento quando a primeira turma do curso novo entra na segunda metade do curso. É feita por dois avaliadores que verificam se foi cumprido o projeto inicial apresentado e são avaliados a organização didático-pedagógica, o corpo docente, discente, técnico-administrativo e as instalações físicas. A outra etapa é a renovação de reconhecimento, que se dá a cada três anos", explica Angela.

Produzidos, os relatórios são repassados para a gestão da instituição, para que possa implementar possíveis mudanças na graduação.

registrado em: