Notícias
CPA-Ifal divulga Relatório de Autoavaliação Institucional 2019
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) disponibilizou no portal do Ifal (www.ifal.edu.br) o Relatório de Autoavaliação Institucional 2019, ano base 2018. O documento reflete a busca pela consolidação de uma cultura de autoavaliação do instituto e, segundo o presidente da CPA, o economista Carlos Fabiano “essas ações estimulam o olhar alinhado entre os objetivos de desenvolvimento institucional, presentes no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), metas de gestão, atividades das unidades, setores e práticas autoavaliativas”.
A CPA foi criada pela Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004 e instituída no Ifal pela Resolução CS nº 21 de 01 de julho de 2010, cuja composição consta na Portaria GR nº 747/2019.
Segundo Carlos Fabiano, a participação da comunidade será incrementada à medida que os envolvidos se sentirem partícipes do processo e isso só ocorrerá, de forma mais abrangente, quando estes perceberem que os resultados das avaliações que a CPA promove refletirem em ações corretivas por parte dos gestores.
No entanto, os gestores só terão elementos mais concisos para tomadas de decisões quando houver uma maior participação da comunidade e os dados coletados manifestarem mais fidedignamente a realidade. “Trata-se, portanto, de um círculo vicioso que procuramos e sabemos ser necessário quebrar, ao tempo em que pedimos aos futuros membros da CPA que se empenhem em rompê-lo. Para tanto, o apoio da comunidade é essencial nesse processo”, destacou o presidente.
A comissão espera que com a finalização do diagnóstico sejam almejados os resultados considerados pela equipe diretiva para que sirvam como subsídios no planejamento estratégico de modo que a comunidade tenha reflexos positivos no que se refefre à qualidade das atividades desenvolvidas e oferecidas pelo Ifal.