Notícias
Corrida de rua encerra evento de promoção da saúde no Ifal Rio Largo
Atividade reuniu cerca de 150 participantes, entre membros da comunidade externa e da escolar
Dia festivo e de ação social no Campus Rio Largo do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, na última quarta-feira, 25. Por meio do projeto "Saúde na escola", uma iniciativa inédita na unidade de ensino, servidores, alunos e moradores de regiões próximas à sede do instituto em Rio Largo, tiveram acesso gratuito a palestras, serviços odontológicos, aplicação terapêutica de harmonização do corpo e exames preventivos. A série de atividades encerrou com uma corrida de rua de 4 km, na área do Aeroporto Zumbi dos Palmares, onde cerca de 150 participantes, entre eles, uma tropa da Aeronáutica em Alagoas, competiram em clima de integração.
A iniciativa, coordenada pelo diretor-geral do campus, Édel Pontes, teve o apoio da Prefeitura de Rio Largo, do Lions Clube Edmilson Pontes, da Força Aérea Brasileira, de empresas parceiras e do Sesi, que levou seu veículo de atendimento odontológico móvel. No espaço, duas profissionais do ramo fizeram demonstração de higiene bucal, aplicação de flúor e distribuição de 70 kits de escovação. "O objetivo é trazer a comunidade para dentro da escola, além de priorizar a saúde, que é uma necessidade básica", explicou Édel Pontes, enquanto a população era atendida.
Programação diversificada
Adolescentes e autoridades municipais chegaram cedo ao Ifal Rio Largo para prestigiar a abertura do "Saúde na escola" com o hasteamento da bandeira do Brasil. A programação contemplou ainda palestra sobre distúrbios alimentares e primeiros socorros, proferida pelo professor Alexsandro de Melo, aplicações de Jin Shin Jyutsu, uma terapia oriental de cura pelo toque das mãos, conduzida pelos especialistas Silas Machado e Silvana Machado, e palestra da nutricionista Rita de Cássia Gomes, acerca de alimentação e saúde.
Durante todo o dia, a acadêmica de Enfermagem, Crislândia de Lima Lopes, realizou testes de glicemia, aferição de pressão arterial e deu recomendações de como evitar doenças como diabetes e hipertensão. A aluna do campus Rio Largo, Carolaine Inocêncio, de 17 anos, nunca tinha feito nenhum dos dois exames preventivos oferecidos na ocasião e reconheceu a importância da ação. "Só agora tive a chance de verificar essas taxas. Fico mais tranquila sabendo que está tudo em ordem", disse.
Disputa na pista
Com cerca de 150 inscritos, a corrida "Saúde na escola" reuniu amadores e profissionais do esporte e consagrou vencedor o atleta Cristiano Gregório, que concluiu o circuito de 4 km em 15'41'', seguido por José Leite da Silva, em 2º lugar, e Aneilton Rodrigues, 3º colocado. Eles foram premiados com troféus e todos os demais concluintes do percurso ganharam medalha de participação.
A concentração na entrada do Campus Rio Largo, à espera do início da prova, começou às 15h30. O comandante da Aeronáutica em Alagoas, Paulo Amaral, compareceu com um grupamento de 25 militares. "Somos parceiros do Ifal. Temos atividades conjuntas na área de ensino e na área social, por isso, trouxe oficiais e graduados aqui para corrermos em tropa, como forma de prestigiar o evento", afirmou o comandante.
A expectativa também estava grande entre os moradores das redondezas da unidade de ensino. Como para os amigos Valmir Bernardo e Jedson Araújo, que se motivaram a competir, segundo eles, pelo prazer de praticar esportes. Filho de um esportista, Jedson revelou o desejo de se profissionalizar e seguir os mesmos passos do pai. "É primeira corrida que participo, mas já tenho isso em mente. Esporte é vida!", declarou o rapaz.
Para o ultramaratonista Sebastião Júnior, primeiro servidor do Ifal a concluir o percurso e 5º no ranking geral, a corrida foi bem organizada e teve como diferencial o horário da largada. "Gostei da ideia de ser no final de tarde, é um clima agradável, sem aquele calor sufocante. Ponto positivo", avaliou.
Novas edições
Ao final do dia de atividades, o diretor Édel Pontes avaliou de forma positiva a realização do "Saúde na escola". "A participação das pessoas foi satisfatória. Alcançamos o que nós esperávamos: conseguimos agregar diversos segmentos e aproximar a comunidade do entorno ao instituto", ressaltou. "É o primeiro de outros que virão".
Membros da comissão organizadora do projeto, formada por 13 alunos e 5 servidores, relataram a sensação de missão cumprida e concordaram com a projeção. A intenção, de acordo com o diretor-geral, é realizar outras edições no Ifal Rio Largo, mas também levar a proposta às demais unidades do instituto, de forma que o projeto seja institucionalizado. "Que essa ação sirva de inspiração para outros campi", concluiu Édel.