Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Coro Jovem do Ifal é atração no Festival de Coros de Penedo

Coro Jovem do Ifal é atração no Festival de Coros de Penedo

Apresentação acontece no dia 9, como parte do Penedo Luz

publicado: 05/12/2022 10h04, última modificação: 05/12/2022 10h07

O Coro Jovem do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió é uma das atrações do Festival de Coros de Penedo. O grupo se apresenta nesta sexta-feira (09), no Largo da Igreja São Gonçalo, localizado no Centro Histórico da cidade. Na programação também se apresentam coros de diversas cidades do nordeste, como Recife, Aracaju, Penedo e Maceió.

O Festival ocorre entre os dias 09 e 10 de dezembro e integra a programação de atividades culturais do Penedo Luz, tradicional evento realizado e organizado pela prefeitura da cidade, por meio Secretaria de Cultura. Os dezessete coros participantes foram selecionados via edital, lançado em outubro. Veja a programação!Institucionaliado este ano, o Coro Jovem já tem 14 apresentações até o mês de novembro.jpg

No evento, o Coro Jovem, que tem como marca valorizar a diversidade da música brasileira, apresentará um repertório com as canções "Cajuína", (Caetano Veloso), "Qui nem jiló" (Luiz Gonzaga) "Carinhoso" (Pixinguinha) e o canto de mutirão, Pau Pereira (Arranjo: Alcides Lisboa).

Sobre o Coro Jovem

O Coro Jovem do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió foi formado em abril de 2022 com estudantes do campus, de idade entre 15 a 25 anos e desde então apresenta peças corais de diversos estilos e épocas, com o intuito de promover a cultura musical no campus e proporcionar a interação entre a comunidade interna e a comunidade externa.Apresentação do Coro Jovem naCerimônia de certificação do Projeto Alvorada, no IFAL Campus Benedito Bentes..jpeg

“Procura-se criar um espaço de experimentação musical, despertando nos participantes o senso artístico, criativo e social”, comentou o professor do Campus Maceió e regente do Coro, André Sousa.

André também assume a função de coordenador, já que o Coro, em junho de 2022, foi selecionado como projeto de extensão modalidade ArtIfal, programa da Pró-Reitoria de Extensão do Ifal. Atualmente o equipamento cultural é composto por 40 integrantes, sendo 8 do público externo e os demais oriundos dos cursos técnicos do campus, além de uma equipe com duas bolsistas. Eles se reúnem no Núcleo de Arte e Cultura do Campus Maceió, duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras.

Histórico de apresentações

Apesar de recém-formado, o ano de estreia do Coro Jovem trouxe a oportunidade de apresentações em diversas cidades de Alagoas, somando 14 apresentações, tais como Piranhas, Penedo e, São Miguel dos Campos, e mesmo fora do estado.Grupo foi convidado para o XX Festival Paraibano de Coros, em João pessoa.jpg

Em novembro, o grupo se apresentou no XX Festival Paraibano de Coros (Fepac 2022). O evento não competitivo tem caráter internacional e ocorreu na Sala de Concertos Maestro José Siqueira – no Espaço Cultural, em João Pessoa. O grupo integrou a programação do festival junto com coros de cidades como São Paulo, Londrina, Fortaleza, João Pessoa, Aracaju, Anápolis, Parnamirim, Recife, entre outras.

Para o maestro e professor André Sousa, regente do Coro Jovem, a apresentação no Fepac representa um marco no desenvolvimento do grupo. "É a estreia do Coro Jovem em festivais e abraçamos essa oportunidade de representar não apenas o Ifal, mas Alagoas, em um evento tão importante com corais de vários Estados".

Instagram: https://www.instagram.com/corojovemifalmaceio/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCY01xZmXvvQ3_frTQkkFj8Q