Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Coretfal celebra aniversário de 50 anos com “Festança”

Coretfal celebra aniversário de 50 anos com “Festança”

publicado: 19/10/2022 18h24, última modificação: 26/10/2022 16h08

O Coretfal - Coral do Instituto Federal de Alagoas - comemora seu jubileu de ouro em grande estilo, com a montagem e apresentação do espetáculo Festança, inspirado na obra homônima do maestro e professor Almir Medeiros. As apresentações acontecem nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, no palco do Teatro Gustavo Leite, às 20h, em comemoração aos 50 anos de atividades ininterruptas do Coretfal, que começaram pelas mãos de sua fundadora, a maestrina Maria Augusta Monteiro, e seguem sob regência da maestrina Fátima Menezes.

Coretfal celebra 50 anos de atividades ininterruptas“Festança foi a forma mais feliz que encontramos de celebrar o Jubileu de Ouro do Coretfal e a memória de nossa fundadora, a maestrina Maria Augusta Monteiro, minha mãe, que dedicou tantos anos de sua vida à música e ao grupo e me deixou esse legado de  inestimável valor histórico, artístico e humano. No palco, além dos cantantes do Coretfal, divididos em quatro naipes, estão uma jovem orquestra de músicos muito talentosos e um corpo de baile que fala, lindamente, com o corpo de si próprios e de quem assiste. Vamos cantar, dançar e representar as deliciosas memórias dos bairros de Maceió - mais especificamente, o Pontal da Barra - com seus Folguedos, festas temáticas, tradições carnavalescas e juninas. Acredito que será o espetáculo mais emocionante da nossa trajetória!”, explicou Fátima Menezes, regente do Coretfal.

Parceiro musical e amigo do grupo há muitos anos, o maestro Almir Medeiros referenda a celebração do jubileu de ouro do Coretfal sob a inspiração de Festança. “Se a estreia de uma obra já é uma alegria imensurável para o compositor, imagina ver essa obra sendo cantada em comemoração aos 50 anos de um grupo que é referência no canto coral no país!”.

O espetáculo, produzido com patrocínio do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, é realizado pelo IMAM – Instituto Maria Augusta Monteiro, tem a direção assinada por Flávio Rabelo conta com o Ifal. “O Coretfal faz parte da biografia alagoana e é o orgulho da nossa instituição”, celebra o reitor, professor Carlos Guedes.

Coretfal celebra 50 anos de atividades ininterruptasMemórias do Pontal

O espetáculo remete a elementos e memórias referentes ao bairro do Pontal, costuradas pelas linhas das filezeiras que até hoje emolduram cenas do cotidiano da comunidade situada entre o mar e a lagoa Mundaú. As festas, sempre transitando, com graça, entre o sagrado e o profano; a pescaria, garantindo o sustento de famílias inteiras; as brincadeiras de rua, ainda sem os medos contemporâneos; a expectativa pela chegada do Natal, São João e Carnaval, prenúncio de roupa nova e folia; o dia do padroeiro, São Sebastião, celebrado com devoção e esperança no que há de vir, igreja cheia.

Almir Medeiros puxou o fio dessas vivências – comum a todos os bairros, de todas as cidades do planeta, mas tão especial ao olhar de quem protagoniza a aventura de estar ali. Foi como se quisesse apresentar, ao resto do mundo, aquilo que os personagens da “mitologia do pontal” já enovelam, tecem e dão forma, desde sempre. Começou a traduzir essas lembranças em partituras e instrumentos de orquestra e se percebeu narrando a própria história, de trás pra frente. O designer gráfico, Silvano Almeida, outro pontalense de raiz, captou essa emoção e a ilustrou nas tramas do filé, milimetricamente desenhadas nas peças da comunicação visual do espetáculo.

SERVIÇO:

QUANDO: dias 31 de outubro e 1 de novembro, às 20h;
ONDE: Teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções, Jaraguá;
CONVITES:
- Disponíveis ao público a partir de 27 de outubro, na plataforma Doity
- Disponíveis ao público na bilheteria do teatro Gustavo Leite nos dias 29, 30, 31 de outubro e 1 de novembro, das 14h às 17h.
ENTRADA: Um quilo de alimento não perecível, que será doado ao Lar São Vicente de Paula
INFORMAÇÕES: Assessoria de Comunicação – (82) 99831-0021