Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal se une à Ufal em força-tarefa para produzir álcool 70%

Ifal se une à Ufal em força-tarefa para produzir álcool 70%

Parceria envolve equipe formada por 11 professores de diferentes campi do Ifal.

publicado: 01/04/2020 15h11, última modificação: 02/04/2020 10h44
Exibir carrossel de imagens Trabalhos começaram na última terça-feira (31).

Trabalhos começaram na última terça-feira (31).

Professores de diferentes campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) estão trabalhando em escala nos laboratórios do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para a produção de álcool 70%, nas versões líquida e em gel, e de hipoclorito de sódio 1%, utilizados como agentes sanitizantes no combate ao coronavírus.

O trabalho começou na última terça-feira, 31, e resulta da iniciativa solidária do grupo de docentes do Ifal em colaborar com a força-tarefa liderada pela Ufal em parceria com representantes da sociedade civil e empresários alagoanos. A ação geral visa beneficiar o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) e outras instituições, arrecadando e produzindo itens de higiene essenciais no combate ao vírus causador da Covid-19, doença que vem impactando o mundo nos últimos meses.

Álcool em gel produzido já no primeiro dia de trabalho.A parceria entre as duas instituições de ensino foi definida a partir de uma reunião ocorrida na segunda-feira, 30, entre todos os setores envolvidos. "Na Ufal, encontramos uma estrutura de trabalho e logística montada e funcional, com a participação de voluntários envolvendo alunos e professores da universidade e pessoas da sociedade civil com conhecimento em química, e também o que torna a ação mais concreta, que é o aporte de empresas do seguimento sucroalcooleiro, de plásticos e materiais de limpeza, fornecendo os insumos necessários à realização dessa ação comprometida com o bem maior que é a população alagoana", informou o professor Demetrius Pereira Morilla, do Campus Maceió, acrescentando que tal estrutura e organização foi o que motivou os docentes do Ifal a colaborarem.

Após visita ao IQB, o grupo então não hesitou em se somar à Ufal na produção que já estava em andamento. "Por acreditar que a universidade estava precisando de mais pessoas para integrar a equipe, concluímos que, neste momento, ajudar na força-tarefa seria a melhor maneira de termos um trabalho otimizado e de maior escala", relatou o professor Luís Carlos Ferreira de Oliveira, do Campus Marechal Deodoro.

Oito dos 11 professores envolvidos na força-tarefa.Ao todo, a equipe do Ifal envolvida soma 11 docentes das unidades de Maceió, Marechal Deodoro, Murici e Penedo (confira todos os nomes na lista abaixo). Além da mão-de-obra qualificada, o Ifal vai colaborar com insumos e equipamentos disponibilizados pelos campi. A parceria oficializada com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifal (PRPPI) inclui também veículo à disposição dos professores envolvidos, a possibilidade de uso de laboratórios do Ifal para a realização de testes de qualidade dos itens produzidos e a busca de parcerias com empresas alagoanas para a aquisição de mais materiais e serviços necessários.

"São duas instituições públicas de ensino e de produção de conhecimento científico unidas com o mesmo objetivo e o impacto positivo dessa união é, sem dúvida, muito maior do que se estivessem trabalhando em prol de uma mesma causa, porém separadas", concluiu a pró-reitora Eunice Palmeira, ressaltando também como um dos benefícios dessa parceria a interação multicampi dos servidores do Ifal.

Na tarde desta quarta-feira, 1º, o grupo fez a entrega de 100 litros de álcool 70% líquido e 150 litros de hipoclorito de sódio 1% no Hospital Vicentino de Paula, em União dos Palmares.

Lista de professores envolvidos:

- Alan John Duarte de Freitas (Ifal Maceió)
- Cleylton Bezerra Lopes (Ifal Maceió)
- Demetrius Pereira Morilla (Ifal Maceió)
- Eduardo Lima dos Santos (Ifal Maceió)
- Johnnatan Duarte de Freitas (Ifal Maceió)
- Jonas dos Santos Souza (Ifal Maceió)
- José Ailton Cardoso de Barros (Ifal Murici)
- Luís Carlos Ferreira de Oliveira (Ifal Marechal Deodoro)
- Mikael de Lima Freitas (Ifal Maceió)
- Mirelle Márcio Santos Cabral (Ifal Penedo)
- Victor Hugo Oliveira de Andrade (Ifal Murici)