Notícias
Ifal se une à Ufal em força-tarefa para produzir álcool 70%
Parceria envolve equipe formada por 11 professores de diferentes campi do Ifal.
Professores de diferentes campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) estão trabalhando em escala nos laboratórios do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para a produção de álcool 70%, nas versões líquida e em gel, e de hipoclorito de sódio 1%, utilizados como agentes sanitizantes no combate ao coronavírus.
O trabalho começou na última terça-feira, 31, e resulta da iniciativa solidária do grupo de docentes do Ifal em colaborar com a força-tarefa liderada pela Ufal em parceria com representantes da sociedade civil e empresários alagoanos. A ação geral visa beneficiar o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) e outras instituições, arrecadando e produzindo itens de higiene essenciais no combate ao vírus causador da Covid-19, doença que vem impactando o mundo nos últimos meses.
A parceria entre as duas instituições de ensino foi definida a partir de uma reunião ocorrida na segunda-feira, 30, entre todos os setores envolvidos. "Na Ufal, encontramos uma estrutura de trabalho e logística montada e funcional, com a participação de voluntários envolvendo alunos e professores da universidade e pessoas da sociedade civil com conhecimento em química, e também o que torna a ação mais concreta, que é o aporte de empresas do seguimento sucroalcooleiro, de plásticos e materiais de limpeza, fornecendo os insumos necessários à realização dessa ação comprometida com o bem maior que é a população alagoana", informou o professor Demetrius Pereira Morilla, do Campus Maceió, acrescentando que tal estrutura e organização foi o que motivou os docentes do Ifal a colaborarem.
Após visita ao IQB, o grupo então não hesitou em se somar à Ufal na produção que já estava em andamento. "Por acreditar que a universidade estava precisando de mais pessoas para integrar a equipe, concluímos que, neste momento, ajudar na força-tarefa seria a melhor maneira de termos um trabalho otimizado e de maior escala", relatou o professor Luís Carlos Ferreira de Oliveira, do Campus Marechal Deodoro.
Ao todo, a equipe do Ifal envolvida soma 11 docentes das unidades de Maceió, Marechal Deodoro, Murici e Penedo (confira todos os nomes na lista abaixo). Além da mão-de-obra qualificada, o Ifal vai colaborar com insumos e equipamentos disponibilizados pelos campi. A parceria oficializada com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifal (PRPPI) inclui também veículo à disposição dos professores envolvidos, a possibilidade de uso de laboratórios do Ifal para a realização de testes de qualidade dos itens produzidos e a busca de parcerias com empresas alagoanas para a aquisição de mais materiais e serviços necessários.
"São duas instituições públicas de ensino e de produção de conhecimento científico unidas com o mesmo objetivo e o impacto positivo dessa união é, sem dúvida, muito maior do que se estivessem trabalhando em prol de uma mesma causa, porém separadas", concluiu a pró-reitora Eunice Palmeira, ressaltando também como um dos benefícios dessa parceria a interação multicampi dos servidores do Ifal.
Na tarde desta quarta-feira, 1º, o grupo fez a entrega de 100 litros de álcool 70% líquido e 150 litros de hipoclorito de sódio 1% no Hospital Vicentino de Paula, em União dos Palmares.
Lista de professores envolvidos:
- Alan John Duarte de Freitas (Ifal Maceió)
- Cleylton Bezerra Lopes (Ifal Maceió)
- Demetrius Pereira Morilla (Ifal Maceió)
- Eduardo Lima dos Santos (Ifal Maceió)
- Johnnatan Duarte de Freitas (Ifal Maceió)
- Jonas dos Santos Souza (Ifal Maceió)
- José Ailton Cardoso de Barros (Ifal Murici)
- Luís Carlos Ferreira de Oliveira (Ifal Marechal Deodoro)
- Mikael de Lima Freitas (Ifal Maceió)
- Mirelle Márcio Santos Cabral (Ifal Penedo)
- Victor Hugo Oliveira de Andrade (Ifal Murici)