Você está aqui: Página Inicial > Notícias > COPENE/NE terá presença da ministra da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco; confira programação completa

por Anny Rochelly publicado: 07/11/2023 16h04, última modificação: 07/11/2023 16h04

O 4º Congresso de Pesquisadores Negros do Nordeste (COPENE/NE) terá a presença da ministra da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco, durante a abertura oficial do evento, prevista para sábado (11), às 14h, no Campus Maceió do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O evento ocorre pela primeira vez em Maceió, entre os dias 11 e 15 de novembro, com formato totalmente presencial. A realização é fruto de uma parceria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Ifal, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).

A abertura acontecerá no auditório Oscar Sátyro, com o tema “Memorial Zumbi: histórias das lutas antirracistas no Brasil”. Além da ministra, participarão da mesa Carlos Alves Moura, advogado e Primeiro Presidente da Fundação Palmares; Zezito Araújo, ex-diretor do NEABI/UFAL e ex-secretário de Proteção e Defesa das Minorias do Estado de Alagoas; Carlos Benedito Rodrigues da Silva, antropólogo e professor da UFMA; Helena Theodoro, filósofa e escritora; e João Jorge, presidente da Fundação Cultural Palmares.

O evento tem como tema central “Duas décadas das ações afirmativas: o legado de Palmares e o futuro das políticas públicas". Para isso, o congresso contará com uma programação distribuída entre o Campus Maceió, no Ifal, e o Campus A.C. Simões, na Ufal, além de fazer parte do evento “Vamos Subir a Serra”, na Praia da Pajuçara, em Maceió.

Estão previstos na programação minicursos, mesas redondas, apresentação de trabalhos em seminários temáticos, lançamento de livros, oficinas e uma ampla programação cultural, além da presença de grandes nomes do movimento negro brasileiro, como Kabengele Munanga, Helena Theodoro e Zezito Araujo. Confira a programação completa AQUI.

Durante os cinco dias, a estimativa é receber cerca de duas mil pessoas, promovendo momentos de reflexão sobre a importância das políticas de ações afirmativas no Nordeste e avaliar os desafios e avanços de tais políticas para a população negra na região.

O congresso deve contar com a participação de estudantes do ensino médio, graduandos, graduados, pós-graduandos, professores universitários e da educação básica, ativistas de movimentos sociais, pesquisadores independentes e a comunidade em geral. Para saber mais sobre o evento, acesse o site oficial do congresso.