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Dirigentes de Ensino, Pesquisa e Extensão se reúnem em evento de integração do Ifal
Encontro Integrado é primeira atividade presencial com equipes sistêmicas de todas as unidades
Encerra-se nesta sexta-feira (14), o Encontro Integrado de Dirigentes de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), evento que reúne os coordenadores e demais servidores que atuam nas três áreas que formam o tripé da instituição. Ao longo de dois dias, em torno de 150 participantes se reúnem com os representantes de equipes sistêmicas nas instalações da unidade de São Miguel dos Campos, para o alinhamento de programas e ações realizados nos últimos três anos.
Acompanhando as atividades, o reitor Carlos Guedes comentou que o evento tem o objetivo de promover o diálogo entre as equipes sistêmicas e dos campi das áreas de ensino, pesquisa e extensão, visando a troca de informações e fortalecimento das ações institucionais.
“Um momento de escuta, de troca de informações, de dar conhecimento também das demandas, de procedimentos administrativos e informações sobre as áreas em que nossa instituição pode avançar ainda mais. Depois de três anos, pós-pandemia, a gente consegue reunir presencialmente as coordenações de cursos, os dirigentes de ensino, os coordenadores de extensão e pesquisa, aqueles envolvidos efetivamente nas pontas de nossos programas, para pensarmos de forma conjunta as nossas ações”, comentou o reitor.
Todo o trabalho foi iniciado com o diretor de Planejamento Institucional, Altemir Secco, relembrando a necessidade de tomar em consideração o Planejamento de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o desenvolvimento das ações do Ifal. Ele pontuou a necessidade de se atingir as metas presentes no documento e tomou a efetivação das parcerias com empresas para estágios como um exemplo de ação prevista pelo documento que se tornou realidade.
“Hoje eu já estou com uma fila de interessados em busca de estudantes por estagiários. São tantos interessados, que está difícil de dar conta. A grande diferença é que antes cada campus tinha uma forma diferente de realizar as parcerias. Hoje estamos como um procedimento padronizado para o estabelecimento dos convênios e isso pode ser notado por meio das 270 parcerias de estágio, criadas entre 2021 e o momento atual”, pontuou Diliani Oliveira, ao apresentar a plataforma do Observatório do Mundo do Trabalho.
Também foram discutidas ações ainda em implantação, como o fornecimento dos diplomas de graduação, no formato digital, e o lançamento de novos editais pesquisa, inovação e formação de docentes.
Na quinta-feira (13) se revezaram como palestrantes as pró-reitoras de Ensino, Cledilma Costa; Extensão, Elisabete Duarte e Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eunice Palmeira. Também conduziram os informes o diretor de Tecnologia da Informação (DTI), Fernando Corado, o chefe de Departamento de Ensino, Henrique Golbery, os coordenadores de Ações Inclusivas, Bárbara Barbosa, e Sistema de Registro Acadêmico, Carlos Alberto Silva.
Reuniões temáticas
O segundo dia de evento foi marcado por reuniões temáticas. Os participantes foram separados em três grandes grupos de trabalho, para que fossem focadas suas áreas de atuação: ensino, pesquisa e extensão. Mas antes delas acontecerem, a coordenadora de Relações Internacionais, Carolina Mendonça Duarte, apresentou a Política de Internacionalização do Ifal e ainda contou com o depoimento remoto de uma egressa do Campus Palmeira dos Índios, Laura Emília Araújo, que hoje atua como professora assistente na universidade de Yale, pelo Programa Fulbright, da Embaixada dos Estados Unidos.
“Quando eu era estudante do curso técnico, um professor do Campus Palmeira falou do Programa Jovens Embaixadores. Eu tentei por duas vezes e não fui aprovada, mas eu fui aprimorando o perfil de liderança para me encaixar ao programa, até que fui aprovada e pude ter minha primeira experiência de internacionalização. Fiquei três semanas nos Estados Unidos. Quando eu olho para o passado, percebo que toda essa trajetória e experiência estão muito conectadas às oportunidades que tenho no presente”, testemunhou Laura.
Fecham o evento membros da equipe da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), com a orientação sobre a contratação de professores substitutos e do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass).