Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cooperativas pedem apoio ao Ifal para concretizar projetos na região do Baixo do São Francisco
conteúdo

Geral

Cooperativas pedem apoio ao Ifal para concretizar projetos na região do Baixo do São Francisco

por Gerônimo Vicente publicado: 17/09/2015 15h40, última modificação: 17/09/2015 18h24
Gerônimo Vicente Reunião entre dirigentes do Ifal e representantes de cooperativas

Reunião entre dirigentes do Ifal e representantes de cooperativas

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) pode dar um importante passo para agregar o associativismo e o cooperativismo entre as suas ações prioritárias no plano de ampliação do relacionamento social. Com a efetivação de parcerias com órgãos públicos como prefeituras, Governo do Estado, órgãos federais e instituições de ensino da rede privada no que se refere à construção de campi, abertura de cursos técnicos e superior e programas de inclusão social, as atenções do instituto se voltam para favorecer entidades vinculadas ao sistema cooperativa e de associações no suporte à pesquisa e ao apoio técnico. As primeiras beneficiadas podem ser a Cooperativa de Colonização Agropecuária e Piscicultura de Penedo (Coopenedo) e a Cooperativa de Turismo Rural (Cooptur), ambas localizadas no município da região do baixo São Francisco, cujos representantes foram recebidos pelo reitor Sérgio Teixeira na manhã desta quinta-feira (17).

Os presidentes da Coopenedo, Ronaldo Luís dos Santos, e da Cooptur, Francisco Neto, estiveram na Reitoria do Ifal acompanhados da deputada estadual Jô Pereira (DEM) para apresentar, aos dirigentes da instituição federal de ensino, a proposta de uma parceria na formulação de projetos que visem desenvolver as cooperativas. Além do reitor Sérgio Teixeira, participaram da reunião, representando o Ifal, os pró-reitores Carlos Henrique Almeida (Pesquisa e Inovação), Luís Henrique Lemos (Ensino), Altemir Secco (Extensão) e o diretor-geral do Campus Penedo, Carlson Lamenha. O vereador por Penedo, Derivan Thomaz, também esteve presente.

A proposta das entidades é que o Ifal contribua com o desenvolvimento das cooperativas com projetos de pesquisas nas áreas de turismo, meio ambiente e agricultura. Com essa finalidade, o presidente da Coopenedo, Ronaldo Luís, fez uma apresentação de uma área gerenciada pela cooperativa que inclui um espaço ecológico que está sendo construído para incentivar o turismo na região, por meio de abertura de trilha, aproveitamento hídrico, reflorestamento e espaço de lazer.

A deputada Jô Pereira ressaltou que, a qualidade do Ifal no ensino, pesquisa e extensão será fundamental para fomentar as cooperativas a administrar melhor aspectos como o turismo, a preservação ambiental e as técnicas de cultivo. “É fundamental o olho técnico da equipe do Ifal orientando os cooperados quanto ao beneficiamento do pescado e na atividade agrícola”, enfatizou a parlamentar.

“Nos últimos cinco anos temos avançado bastante na área de produção, porém nossos cooperativados precisam de orientações sobre o aproveitamento da área. Por isso, se faz importante a presença do Ifal entre nós”, acrescentou Ronaldo Luís.

Para o reitor Sérgio Teixeira, o primeiro passo que o Ifal deve seguir é articular uma discussão durante um seminário para estudar quais são as formas mais eficientes para contribuir para o desenvolvimento dessas cooperativas. “Vamos buscar parceiros, como a Universidade Federal de Alagoas e outros órgãos públicos e privados, para formarmos um grupo de trabalho para levar conhecimento técnico-científico aos cooperativados”, destacou. 

Com essa primeira deliberação, novas reuniões serão agendadas para que a parceria cooperativas–Ifal e demais parceiros seja concretizada.

 

registrado em: