Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cooperativas pedem apoio ao Ifal para concretizar projetos na região do Baixo do São Francisco

Geral

por Gerônimo Vicente publicado: 17/09/2015 15h40, última modificação: 17/09/2015 18h24
Gerônimo Vicente Reunião entre dirigentes do Ifal e representantes de cooperativas

Reunião entre dirigentes do Ifal e representantes de cooperativas

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) pode dar um importante passo para agregar o associativismo e o cooperativismo entre as suas ações prioritárias no plano de ampliação do relacionamento social. Com a efetivação de parcerias com órgãos públicos como prefeituras, Governo do Estado, órgãos federais e instituições de ensino da rede privada no que se refere à construção de campi, abertura de cursos técnicos e superior e programas de inclusão social, as atenções do instituto se voltam para favorecer entidades vinculadas ao sistema cooperativa e de associações no suporte à pesquisa e ao apoio técnico. As primeiras beneficiadas podem ser a Cooperativa de Colonização Agropecuária e Piscicultura de Penedo (Coopenedo) e a Cooperativa de Turismo Rural (Cooptur), ambas localizadas no município da região do baixo São Francisco, cujos representantes foram recebidos pelo reitor Sérgio Teixeira na manhã desta quinta-feira (17).

Os presidentes da Coopenedo, Ronaldo Luís dos Santos, e da Cooptur, Francisco Neto, estiveram na Reitoria do Ifal acompanhados da deputada estadual Jô Pereira (DEM) para apresentar, aos dirigentes da instituição federal de ensino, a proposta de uma parceria na formulação de projetos que visem desenvolver as cooperativas. Além do reitor Sérgio Teixeira, participaram da reunião, representando o Ifal, os pró-reitores Carlos Henrique Almeida (Pesquisa e Inovação), Luís Henrique Lemos (Ensino), Altemir Secco (Extensão) e o diretor-geral do Campus Penedo, Carlson Lamenha. O vereador por Penedo, Derivan Thomaz, também esteve presente.

A proposta das entidades é que o Ifal contribua com o desenvolvimento das cooperativas com projetos de pesquisas nas áreas de turismo, meio ambiente e agricultura. Com essa finalidade, o presidente da Coopenedo, Ronaldo Luís, fez uma apresentação de uma área gerenciada pela cooperativa que inclui um espaço ecológico que está sendo construído para incentivar o turismo na região, por meio de abertura de trilha, aproveitamento hídrico, reflorestamento e espaço de lazer.

A deputada Jô Pereira ressaltou que, a qualidade do Ifal no ensino, pesquisa e extensão será fundamental para fomentar as cooperativas a administrar melhor aspectos como o turismo, a preservação ambiental e as técnicas de cultivo. “É fundamental o olho técnico da equipe do Ifal orientando os cooperados quanto ao beneficiamento do pescado e na atividade agrícola”, enfatizou a parlamentar.

“Nos últimos cinco anos temos avançado bastante na área de produção, porém nossos cooperativados precisam de orientações sobre o aproveitamento da área. Por isso, se faz importante a presença do Ifal entre nós”, acrescentou Ronaldo Luís.

Para o reitor Sérgio Teixeira, o primeiro passo que o Ifal deve seguir é articular uma discussão durante um seminário para estudar quais são as formas mais eficientes para contribuir para o desenvolvimento dessas cooperativas. “Vamos buscar parceiros, como a Universidade Federal de Alagoas e outros órgãos públicos e privados, para formarmos um grupo de trabalho para levar conhecimento técnico-científico aos cooperativados”, destacou.

Com essa primeira deliberação, novas reuniões serão agendadas para que a parceria cooperativas–Ifal e demais parceiros seja concretizada.

registrado em: