Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Consup aprova Relatório de Gestão 2018 do Ifal

Consup aprova Relatório de Gestão 2018 do Ifal

publicado: 16/04/2019 10h35, última modificação: 22/04/2019 12h08

O Relatório de Gestão de 2018, a proposta de regulamentação sobre a promoção de alimentação adequada e saudável nos campi e as alterações na estrutura organizacional do Campus Maceió foram os assuntos em pauta aprovados pelo Conselho Superior do Instituto Federal de Alagoas que se reuniu na manhã desta segunda-feira (15) na Sala de Reuniões da Reitoria, localizada no bairro Jatiúca, em Maceió. A sessão, marcada pela presença do chefe do Departamento de Comunicação e Eventos do Ifal, Zoroastro Neto como presidente interino, foi iniciada com a apresentação da economista da PRDI (Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional), Fernanda Albuquerque sobre o relatório de gestão referente às ações realizadas pela instituição no ano passado.

Um dos temas incluídos no relatório, exposto por Fernanda Albuquerque (foto) e que chamou a atenção dos conselheiros foi sobre a evasão de alunos dos campi do Ifal. O pró-reitor de Extensão, Altemir Secco deu exemplo do relatório da Proex (Pró-reitoria de Extensão) que apontou, em 2017, um percentual de 38% de evasão nos cursos realizados pela pasta. “Os alunos alegam razões de falta de transportes, de adaptação. Fizemos uma readaptação e, no ano passado, esse número de desistência caiu para 30%”, explicou.

O conselheiro Valdomiro Odilon sugeriu uma reunião para discutir o problema da evasão estudantil na instituição. A pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira atribuiu o índice de evasão à falta de infraestrutura em cursos de formação continuada

Na discussão sobre a relatório de gestão, o pró-reitor de Administração, Wellington Spencer explicou aos presentes acerca das despesas do instituto com terceirização de serviços e sugeriu às unidades de ensino alternativas de economia com limpeza e vigilância.

Relatório de Gestão 2018  Clique e acesse o Relatório de Gestão

O pró-reitor de Ensino, Luiz Henrique Gouvea ao comentar sobre o índice de evasão de alunos nos cursos do Ifal, conforme cita o relatório de gestão 2018, relacionou as ações desenvolvidas pela Proen para minimizar o percentual. As iniciativas citadas por ele são a realização de dois seminários pedagógicos e as reuniões com os docentes para avaliação da metodologia de ensino.

O sistema de transporte também foi lembrado pelo conselheiro Ivaldo Pinto ao sugerir que os dados sobre a utilização dos veículos do Ifal, gastos com combustíveis e controle também integrassem a estatística administrativa do Ifal. Depois das discussões o Relatório de Gestão do Ifal 2018 foi aprovado pelo Consup.Também foram aprovados a minuta do regulamento sobre a promoção à alimentação adequada e saudável, no âmbito do Ifal e as alterações na estrutura organização do Campus Maceió.

registrado em: