Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Consup aprova criação de "Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade" do Ifal

Consup aprova criação de "Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade" do Ifal

publicado: 11/05/2023 17h10, última modificação: 11/05/2023 17h52

Por Isabelle Guedes *

O Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) aprovou a criação do Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis). A nova estrutura institucional tem como objetivo promover ações relacionadas às temáticas de gênero, diversidade e sexualidade, além de realizar articulações para o atendimento de demandas com esse enfoque.

Os trabalhos da Comissão foram conduzidos pela Coordenação de Ações Inclusivas (CAI), vinculada à Diretoria de Políticas Estudantis (DPE/Proen) e desenvolvidos entre os meses de agosto a outubro de 2022, culminando na elaboração da minuta da Resolução, que aprovou a criação do Nugedis.

Poderão tornar-se integrantes do Nugedis – Ifal docentes, técnicos administrativos, estudantes e comunidade externa, designados/as por Portaria emitida pelo diretor-geral de cada campus.

Bárbara Barbosa, psicóloga e coordenadora de Ações Inclusivas do Ifal, reforçou a importância da criação da estrutura. “A criação do Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis) foi uma ação de grande importância. O Ifal é uma instituição plural e busca promover a construção de uma cultura de valorização e respeito à diversidade. O Nugedis será um dispositivo institucional essencial para o alcance desse objetivo’’, conta.

Ela também aponta fatores que foram relevantes quando analisaram a criação do Núcleo. ‘’Dados apontam que 82% das pessoas transexuais/transgêneros abandonam o ensino médio entre os 14 e os 18 anos. Entre as principais causas estão o preconceito e as agressões sofridas no ambiente escolar. Com a institucionalização do Nugedis, o Ifal afirma seu compromisso com o desenvolvimento de uma política institucional que garante ações voltadas ao acesso, a permanência e a conclusão com êxito e a garantia da inclusão’’, finaliza.

* Sob a supervisão de Bruno Andrade