Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Consultas definem diretores-gerais dos campi Maceió e Coruripe nesta quinta-feira (13/04)
conteúdo

Notícias

Consultas definem diretores-gerais dos campi Maceió e Coruripe nesta quinta-feira (13/04)

publicado: 11/04/2023 17h39, última modificação: 12/04/2023 15h43

A Comissão Eleitoral Central convida as comunidades acadêmicas dos campi Maceió e Coruripe para participarem do processo de consulta para escolha dos diretores-gerais nas respectivas unidades do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em processo a ser realizado na próxima quinta-feira (13/04), exclusivamente por meio eletrônico, das 8h às 22h.

Na capital, a comunidade do Campus Maceió participa do segundo turno das eleições para diretor-geral. Os candidatos Cleide Calheiros da Silva e Givaldo Oliveira dos Santos, ambos docentes, participam do pleito e serão oportunidade de voto para a comunidade acadêmica local.

No Campus Coruripe, a eleição ocorrerá em caráter excepcional, já que, por decisão da justiça, apenas a disputa para o cargo de reitor foi realizado na data reservada ao primeiro turno, 4 de abril. Após definição judicial, divulgada nesta terça-feira (11/04), a Comissão Eleitoral confirmou a realização da consulta para o cargo de diretor-geral da unidade. Participam da consulta os candidatos José Roberto Alves de Araújo e Vanine Borges Amaral.

Os eleitores (estudantes e servidores) poderão votar de seus próprios dispositivos eletrônicos, mas haverá também nas unidades do Ifal ambientes presenciais com computadores disponíveis para o registro do voto on-line. Em todos os casos, vale lembrar que o voto é secreto e facultativo.

A consulta eleitoral é decidida a partir dos votos de três segmentos: discentes, docentes e técnicos administrativos em educação (TAE). No processo de apuração para a divulgação dos resultados, cada uma dessas três categorias têm peso igual, ou seja, 1/3 (um terço). A regra está em conformidade com a lei que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008). Os detalhes sobre os cálculos para a totalização dos votos podem ser conferidos no Capítulo X (Seções I e II) do Regulamento Eleitoral do Ifal.

Todos os detalhes da consulta podem ser acessados na página específica do processo eleitoral do Ifal.

Como Votar

A votação será realizada em ambiente virtual Helios Voting, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), sendo que o acesso ocorrerá via sistema do Ifal pela página eletrônica eleicoes.ifal.edu.br. O eleitor deverá entrar utilizando o CPF como login e a senha aleatória gerada pelo próprio sistema, que será enviada por e-mail. Uma nova senha será enviada aos eleitores, diferente da que foi utilizada no primeiro turno da consulta.

Após a confirmação do voto, o eleitor receberá um rastreador por e-mail, que servirá de comprovante de votação. Enquanto a eleição estiver aberta, o eleitor poderá votar quantas vezes quiser, porém, a única cédula computada será a última, ou seja, o sistema somente validará o último voto. “Essa prática é utilizada para mitigar a possibilidade de coação do eleitor durante a votação”, apresenta como justificativa o regulamento (Art. 43, Parágrafo Único).

Confira abaixo um tutorial sobre como votar nas eleições Ifal 2023-2027.

 Colégio Eleitoral

No segmento discente, podem participar da votação todos os estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais ou de ensino a distância (EaD). O aluno que estiver matriculado em mais de um curso exercerá o direito de voto apenas uma vez, devendo utilizar a matrícula mais recente.

No caso dos servidores, que se dividem nos segmentos docente e técnico-administrativo, podem manifestar suas escolhas, todos os profissionais do quadro ativo e permanente, inclusive, os que estiverem usufruindo de licenças e afastamentos. Aqueles que também têm vínculo com o Ifal na condição de discente votarão apenas com o perfil de servidor. Já os servidores que acumularem os cargos de docente e TAE exercerão o direito de voto com a matrícula ativa mais antiga. Mais informações sobre o colégio eleitoral do Ifal podem ser consultadas no Capítulo IV do regulamento publicado pela Comissão Central, com a última retificação no dia 20 de março.

Transmissão da apuração

A partir das 22h desta quinta-feira (13/04), a Comissão Eleitoral Central dará início à apuração dos resultados, que poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal do YouTube do Ifal. Na ocasião, os membros da Comissão Eleitoral, com apoio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e do Departamento de Comunicação e Eventos (DCE) irão divulgar os resultados das consultas diretores-gerais dos campi Maceió e Coruripe.

Comissões Eleitorais

Em caso de dúvidas sobre o processo eleitoral, as comunidades dos campi podem procurar os membros das comissões locais. Caso as dúvidas sejam referentes a escolha para o cargo de Reitor, é possível entrar em contato com a Comissão Eleitoral Central diretamente pelo e-mail: comissao.eleitoral@ifal.edu.br